Eles conquistaram 2 medalhas de ouro, 3 de prata e  4 de bronze.

No último final de semana foi realizada no Centro Pan-americano de Judô em Lauro de Freitas, na Bahia, a etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê. A competição contou com a presença dos principais nomes nacionais em cada categoria e com a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, as competições estão cada vez mais acirradas.



A equipe da academia Kiai de Patos de Minas estava presente com seus principais karatecas e voltou com o total de 9 medalhas e muita experiência na bagagem. Os atletas contaram com a presença do sensei Emerson Nascimento.

Débora Amâncio conquistou o ouro no kumite individual sub-21 e o bronze na disputa por equipe sub21, Clau Aguiar prata no sênior -50kg, no Kata universitário conquistou a medalha de ouro e no Kumite universitário o bronze. Miguel Nascimento foi bronze na categoria 14/15 anos -63kg, Marcelo Augusto conquistou a medalha de bronze no sênior  -67kg e Luis Henrique Bessas prata por equipe na categoria -75 sub-21.

A luta destaque dos atletas de Patos de Minas foi a de Rafael Nascimento, o karateca mineiro fez a final da categoria -60kg kumite, com o bicampeão mundial e número 1 do Brasil, Douglas Brose. O atleta patense foi derrotado por 4×0, mas saiu satisfeito com o resultado e o momento que viveu nesse campeonato (As finais da categoria sênior do sábado, 14, foram transmitidas pelo Sportv 2).

“Estou muito satisfeito com o meu desempenho na competição. Eu me dediquei o ano todo sonhando com uma boa colocação no Campeonato Brasileiro e meu esforço não foi em vão. O objetivo é esse, cada dia mais próximo! Foi talvez o momento mais emocionante de toda minha carreira. Fazer uma disputa na final do Campeonato Brasileiro, com o maior karateca de todos os tempos do Brasil, sendo a primeira vez que um campeonato nacional  da modalidade foi televisionado, foi simplesmente mágico. O Douglas é um ídolo pra mim, desde quando eu era uma criança ele já era o Douglas Brose consagrado. Estou muito feliz por viver este momento!”.

Os karatecas César Martins (+84 sênior), Douglas Tavares (-68kg) e Adryelle Soares (categoria 12/13 +45kg), fizeram boas lutas, mas não subiram no pódio.

Débora Amâncio ao lado do sensei Emerson Nascimento/ Foto: Arquivo Pessoal da atleta