A seleção feminina terminou com a medalha de prata.

O Brasil conquistou no início da tarde deste domingo, 3, o título da categoria masculina do Campeonato das Américas de Goalball IBSA 2017, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Na final, vitória sobre os Estados Unidos pelo placar de 8 a 3. Na decisão feminina, a seleção foi derrotada pelo Canadá e ficou com a prata.



Um pouco mais de um ano após perder na semifinal dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 para os Estados Unidos, o Brasil não deu chances para o azar e foi com tudo pra cima dos americanos. Os brasileiros foram cirúrgicos e partiram pra cima. Na primeira etapa, vitória parcial de 4 a 1, gols de Leomon Moreno (3) e Parazinho.

No retorno do intervalo, os brasileiros mantiveram o mesmo ritmo e marcaram mais quatro gols: Leomon e Pazarinho, duas vezes cada. No final, triunfo de 8 a 3 e a taça continental nas mãos. Mesmo com o poder ofensivo do time, o técnico Alessandro Tosim acredita que a defesa fez a diferença na caminhada rumo ao título.

“A conquista desse título é uma consolidação defensiva. A equipe está muito focada defensivamente e fez diferença na competição. Os meninos estavam muito focados para conquistar esse título”, destacou o treinador brasileiro.

O próximo desafio da seleção é a disputa do Campeonato Mundial em Malmo, na Suécia, no mês de junho, onde irá buscar o bicampeonato. E para conquistar mais uma vez o título, Tosim já faz projeções para preparação da equipe.

Na decisão feminina, as meninas do Brasil encararam o Canadá, seleção de melhor campanha na primeira fase. As brasileiras tiveram boa atuação, principalmente de Alaine Marques, autora de três gols, mas acabou sendo derrotada por 6 a 4. O outro gol da equipe canarinho foi anotado por Carol Duarte.

“É muito importante pra gente essa medalha, uma seleção jovem, que muitos não davam nada pra gente. Viemos em busca do ouro, infelizmente não deu, mas ano que vem tem outros desafios e vamos em busca do título”, disse Alaine Marques.

Meninas do Brasil terminaram com a medalha de prata/ Foto: Felipe Rau/MPIX/CPB

Fonte: CBDV