Há 11 dias, a delegação da Seleção Brasileira Feminina Sub-17 está na Jordânia, país que sediará a Copa do Mundo da categoria. O objetivo da ida antecipada foi a participação em dois amistosos antes da estreia na competição, no dia 1º de outubro, contra a Nigéria, às 10h de Brasília. Os confrontos, dias 22 e 25 de setembro, foram contra a Jordânia e Camarões, respectivamente. No primeiro jogo, uma goleada de 7 a 0 sobre as donas da casa. No segundo, derrota por 2 a 0, com os dois gols marcados na segunda etapa.

A equipe comandada pelo técnico Luizão sabia que a Jordânia seria um adversário mais fraco, mas a partida serviria para algumas meninas “tirarem o peso da camisa”, ou seja, estrearem com a camisa verde e amarela.

“Algumas meninas do grupo não estavam no Sul-Americano, então foi importante para elas tirarem a pressão e também para o Luizão ver como o time está dentro de campo”, avaliou a capitã Angelina.

Para a lateral Thaís Reiss, entre as duas partidas, o mais valioso foi ter enfrentado uma equipe de escola africana (Camarões), estilo que o Brasil enfrentará na primeira fase da Copa do Mundo: a Nigéria.

“O jogo não foi fácil. Elas são muito fortes e muito rápidas e acabou sendo complicado para a gente correr atrás. No contato era difícil também. Esse jogo foi muito bom para a gente se preparar ainda mais para a nossa estreia contra a Nigéria. Como o Luizão sempre cobra, temos que ficar mais compactadas para facilitar a marcação e sempre ter uma na cobertura”, analisou.

Além da pressão da camisa, do entrosamento, dos ajustes finais, de enfrentar uma escola africana, para o treinador a chegada antecipada foi essencial para que as jogadoras estejam bem adaptadas antes da competição. Amã, capital da Jordânia, tem seis horas a mais do que Brasília.

Na manhã desta quarta-feira,28, a delegação participou da reunião oficial de chegada da competição realizada pela Fifa. 

Como é feito tradicionalmente nestas reuniões, a capitã Angelina recebeu da representante da Fifa, Erika Sowon, uma placa parabenizando a Seleção Brasileira pela classificação para a Copa do Mundo de 2016. Em seguida, todas as jogadoras receberam seus certificados de participação na competição.

Agora é esperar a hora do jogo e colocar tudo aprendido e treinado em prática. A estreia do Brasil é contra a Nigéria, no sábado (1), às 16h (10h de Brasília). O Brasil ainda enfrenta a Coreia do Norte e a Inglaterra na fase de grupos da Copa do Mundo da Jordânia.

Confira a lista de convocadas do técnico Luizão:

Goleiras: Nicole Ramos; Kemelli Trugilho e Stefane Pereira

Zagueiras: Camila Silva; Thais Regina e Tainara de Souza

Laterais: Isabella de Almeida e Thais Reiss

Meio-campistas: Juliana da Silva; Angelina Alonso; Kawane Ribeiro; Raquel Domingues; Bianca Ferrara; Micaelly Brazil e Isabela Alvares

Atacantes: Maria Jhulia; Kerolin Ferraz; Jaqueline Ribeiro; Ana Vitória; Nycole Raysla e Laissa Nascimento

Ana Vitoria é uma das atletas da seleção brasileira de futebol/ Foto: Rafael Ribeiro

Ana Vitoria é uma das atletas da seleção que disputará a Copa do Mundo/ Foto: Rafael Ribeiro

Fonte: CBF

Foto capa: Reprodução