O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, que será realizado de sexta-feira, 7 de abril, a domingo, 9, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, reunirá cerca de 750 atletas de 117 clubes, de 21 Estados e do Distrito Federal, representando todas as regiões do país.

A competição terá seis etapas, distribuídas nos três dias de provas. O evento será aberto às 08 horas de sexta-feira, com a final dos 3.000 m com obstáculos feminino, e terminará às 17:30 de domingo, com a final do revezamento masculino 4×400 m.

O Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu inscrições de clubes de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

Entre os clubes inscritos, a Orcampi Unimed, de Campinas (SP), foi o que inscreveu mais atletas: 34. A atração do time é o fundista Daniel Ferreira do Nascimento, que correrá os 5.000 m e os 10.000 m.

O Centro Olímpico (SP) foi o campeão de 2016. O clube da capital paulista somou 195,5 pontos e garantiu o troféu por um ponto de vantagem sobre o IEMA, de São Caetano do Sul (SP), que somou 194,5. A Orcampi Unimed, que era tetracampeã do evento, terminou em terceiro lugar, com 150 pontos.

A 8ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, ainda classificará todos os campeões das provas individuais para representar o país no Sul-Americano da categoria, previsto para os dias 3 e 4 de junho, na cidade de Georgetown, na Guiana.

De acordo com os critérios de convocação adotados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para 2017, o país poderá ter um segundo atleta nestas provas apontado no torneio deste final de semana, desde que esteja entre os três primeiros colocados no Ranking Sul-Americano Sub-20 no período de 1º de janeiro até este domingo.

A Arena Caixa fica na Avenida Tiradentes, 1.840, na Vila do Tanque, em São Bernardo do Campo. A entrada é gratuita para o público.

Fonte: CBAt