Principal competição do país acontecerá no dia 9 de dezembro.

O Rio de Janeiro volta a receber uma importante competição de Pentatlo Moderno. Desta vez, pentatletas de todo o país vão se reunir na capital fluminense para a edição de 2017 do Campeonato Brasileiro da modalidade que reúne esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida). No dia 9 de dezembro, cerca de 80 deles estarão em Deodoro, na Zona Oeste da cidade, para o principal evento nacional do esporte.

Corrida Juntos para Cuidar

Dos cerca de 80 competidores que estarão no Brasileiro de Pentatlo Moderno 2017,  há atletas de Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Resende (RJ), Santos (SP) e São Paulo (SP). Alguns foram revelados pelo PentaJovem, projeto que a CBPM mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. A caçula da delegação é a paulistana Luísa Rosa, de apenas seis anos, e a mais experiente a paraibana radicada em Pernambuco Larissa Lellys, de 35.

Os locais que serão usados são bem próximos das mesmas arenas que serviram de casa do Pentatlo Moderno em Rio 2016; a piscina, inclusive, é a mesma. Tudo dentro do Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), que herdou o Centro Nacional de Pentatlo Moderno, construído pelo Ministério do Esporte para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

“Deodoro já se consolidou como uma referência não só para o Rio como para todo o país quando o assunto é Pentatlo Moderno. Ter nossa principal competição do ano por lá é mais um motivo para comemorarmos as instalações herdadas há exatos 10 anos”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

A expectativa é de que seja uma competição bem disputa, já que muitos atletas que estarão em ação no brasileiro, irão disputar entre os dias 13 e 18 de dezembro, o evento-teste para os Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018 e oito pentatletas que estarão no Rio também vão participar do torneio no país vizinho, que servirá de Sul-Americano Sênior e Júnior de Pentatlo Moderno deste ano. Estes, vão aproveitar a competição na capital fluminense para um aperfeiçoamento mais do que especial para a disputa em Cochabamba.

Foto: Divulgação