A equipe brasileira conquistou cinco das sete medalhas em disputa.

O Pan-americano de Beach Wrestling realizado nesta segunda-feira, 8 de maio, na Praia Stella Maris, em Lauro de Freitas, Bahia, apontou os campeões continentais da versão das areias do wrestling olímpico. A equipe brasileira conquistou cinco das sete medalhas em disputa. Carlos Murta, até 70kg; Felipe Oliveira até 90kg e Davi Albino acima de 90kg no masculino ficaram com o primeiro lugar. No feminino, Camila Fama até 70kg e Keila Calaça acima de 70kg levaram o ouro. A equatoriana Luiza Valverde até 60kg e Pedro Soto, de Porto Rico até 80kg. Luiza recebeu a sapatilha de ouro de melhor atleta no feminino e Davi Albino ganhou no masculino.

“Por ser na areia, nós atletas temos que fazer muito mais força, mesmo em apenas um round de três minutos. O Beach wrestling tem tudo para seguir o exemplo de outros esportes como futebol de areia, vôlei de praia e ter grandes torneios no Brasil e no mundo. Em todos os continentes se pratica o wrestling e até em lugares sem praia é possível competir, basta um campinho de areia. O torneio foi bem difícil. A minha categoria no Beach Wrestling é acima de 90 e lutei contra atletas de mais de 100kg como o mexicano Jesse Flores. Além do ouro, ganhar a sapatilha de melhor atleta foi especial” contou Davi, paulista, radicado no Rio de Janeiro.

Para Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling e da Comissão Mundial de Beach Wrestling, o objetivo agora é trazer um Campeonato Mundial para o Brasil. Com vasto litoral e belas paisagens, como a própria Bahia, Pedro acredita que, em breve, os melhores atletas do planetas estarão em ação nas areias do país.

” O Beach Wrestling é um esporte democrático. Ele absorve atletas de outras modalidades e para treinar basta a praia ou um campo de areia. A edição do Pan-americano esse ano foi um sucesso e cada vez mais países vão aderindo à modalidade. Não há outro caminho que não seja o crescimento e a popularização da modalidade”, celebrou Pedro Gama Filho.

Confira o pódio em todas as categorias do Pan-americano de Beach Wrestling 2017

Até 60kg: 1º lugar – Luiza Valverde (ECU), 2º lugar – Brenda Fernandez (MEX) e 3º lugar – Fatima Caizanto (MEX).

Até 70kg: 1º lugar – Camila Fama (BRA), 2º lugar – Fabiana Alcântara(BRA) e 3º lugar – Elaine Albuquerque (BRA).

Acima de 70kg: 1º lugar – Keila Calaça (BRA), 2º lugar – Munique Calazans (BRA) e 3º lugar – Brenda Aguiar (BRA).

Masculino
Até 70kg: 1º lugar – Carlos Murta (BRA), 2º lugar – Emilio Peres (MEX) e 3º lugar – Maurício Sanches (ECU).

Até 80kg: 1º lugar – Pedro Soto (PUR), 2º lugar – Juan Escobar (MEX) e 3º lugar – Marcus Vinicíus Calazans (BRA).

Até 90kg: 1º lugar – Davi Albino (BRA), 2º lugar – Enrique Cuero (ECU) e 3º lugar – Alfonso Leyval (MEX).

Acima de 90kg: 1º lugar – Davi Albino (BRA), 2º lugar – Yehud Avelar (BRA) e 3º lugar – Jesse Prudente (MEX).

Foto: Site CBW

Fonte: CBW