No último mês foi realizado, na Argentina, o Campeonato Sul-americano de Caiaque Polo, a primeira competição continental da modalidade na América do Sul e que teve como maior objetivo difundir o esporte dentro do nosso continente.
 
Antes do início da competição equipes do Paraguai, Guiana Francesa, Brasil e Argentina tinham confirmado presença, mas, devido à problemas financeiros os paraguaios não puderam participar. Mesmo com essa baixa importante o campeonato foi um sucesso e teve boas partidas entre as seleções restantes. O Brasil terminou na segunda colocação atrás da surpreendente equipe da Guiana Francesa, que não se importaram com o protagonismo dos brasileiros no Caiaque Polo sul-americano e garantiram o lugar mais alto do pódio. Os argentinos não conseguiram fazer valer o fator casa e ficaram na terceira posição, completando o pódio.
“Fizemos uma excelente competição durante todo o fim de semana, ganhamos o campeonato aberto, mas o sul americano finalizamos em segundo lugar, seguidos da equipe da Guiana francesa. Obrigado a todos pela torcida e pelas vibrações positivas para nos enviadas”, comentou Leonardo Colomera em sua rede social. 
 
O sucesso da competição realizada em Buenos Aires já abre portas para que a cidade seja a sede do Campeonato Pan-americano de Caiaque Polo, que, até o momento é a única competição internacional no calendário da modalidade.
 
O Sul-americano foi a última competição da modalidade em 2016. O calendário deste ano contou com 2 etapas do Campeonato Brasileiro, o Campeonato Mundial, na Itália, no qual o brasil terminou a competição na 20ª colocação, melhor resultado da história da modalidade. Terminado o ano é hora de analisar o que foi feito e planejar os passos para o próximo ano, pensando nisso Leonardo Colomera, Supervisor do Comitê de Caiaque Polo, junto à CBCa, diz que para 2017 é preciso “estruturar o Campeonato Nacional, deixando-o mais atrativo, além de desenvolver equipes Femininas Sênior e Sub-21 e Masculina Sub-21”.
 15283912_1209984862426539_6766441651183229597_n