O Brasileiro é a competição nacional mais importante da modalidade.

Começa nesta sexta-feira, 10, o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo paralímpico, no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), no Rio de Janeiro. É a competição mais importante do calendário deste ano da modalidade, que reunirá 49 atletas de sete Estados.


O Campeonato Brasileiro vai até domingo, 12, e encerra um ano com mudanças estruturais e de calendário na modalidade. “Tivemos um ano atípico no tiro esportivo, porque houve uma reformulação na coordenação técnica do esporte e também no calendário. Adicionamos a Copa Sul-Americana, que deu aos atletas a oportunidade de experimentarem uma competição internacional”, explicou Felipe Dias, coordenador geral da competição.

Neste final de semana, os atletas têm a oportunidade de somar pontos para o ranking nacional, que servirá como base para a escolha da seleção no ano que vem, em que ocorrerá o Mundial da modalidade, em maio, em Cheongju, na Coreia do Sul.

A formação das seleções não será a única novidade de 2018. No próximo ano, a coordenação da modalidade quer fomentar a base do esporte. “Vamos continuar investindo no alto rendimento, mas queremos preparar as gerações futuras. Parcerias com novos clubes e universidades, treinamento de técnicos e classificadores funcionais. Vamos engajar também a arbitragem que foi formada nos Jogos Paralímpicos Rio 2016”, planeja Felipe.

Fonte: CPB