Brasil fará sua estreia na Copa América 2017, na sexta-feira, 25, contra a Colômbia.

A Seleção Brasileira Adulta Masculina seguiu viagem para Medellín, Colômbia, nesta terça-feira, dia 22, local em que disputará a primeira fase da ‘Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’. Nesta fase inicial, o Brasil aparece no Grupo A, que conta com a anfitriã Colômbia, Porto Rico e com o México.

Foram duas etapas distintas de preparação, com os treinamentos e os jogos amistosos contra Camarões, em Pindamonhangaba (SP), e a disputa do ‘Super 4 Salta La Caja’, em Salta, Argentina. “Estes jogos preparatórios foram muito proveitosos para as avaliações e também para tirar algumas dúvidas, além de nos deixar em boas condições para disputar a Copa América. Foi importante jogar em igualdade contra o Uruguai e Argentina e sentir que a equipe está em um bom nível”, explicou o técnico Cesar Guidetti.



Para Fúlvio Chiantia, o Brasil vai lutar muito para estar na etapa decisiva, em Córdoba, na Argentina. “A preparação foi excelente, mas sendo um pouco repetitivo e creio que seja importante frisar, que nós tivemos pouco tempo de trabalho para necessária bagagem tática que comissão técnica está implantando. Por ser um time jovem, está tudo dentro do planejado; é claro que queríamos um tempo maior de treinamento, mas temos que dançar conforme a música; queremos muito chegar à etapa final da Copa América e lutaremos muito para que isso aconteça”, comentou o experiente armador.

O médico Carlos Vicente Andreoli relatou que não houve qualquer intercorrência que gere preocupação a comissão técnica. “Tudo correu bem nesta etapa preparatória. Tivemos apenas os acontecimentos normais dos treinamentos sequenciais e dos jogos preparatórios, mas nada fora do normal ou que nos traga preocupação”.

O selecionado nacional estreia na ‘Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’ enfrentando a Colômbia, na sexta-feira, dia 25. No sábado, dia 26, o adversário será o México. O Brasil fecha a participação na etapa inicial contra Porto Rico, no domingo, dia 27.

O Grupo B terá sua disputa em Bahia Blanca, na Argentina, de 27 a 29 de agosto, com estas equipes: anfitriã Argentina, Canadá, Ilhas Virgens e Venezuela. Já o Grupo C acontece de 28 a 30 de agosto, em Montevidéu, capital do Uruguai, com estas nações: o anfitrião Uruguai, República Dominicana, Estados Unidos e Panamá.

De acordo com o regulamento, os primeiros colocados em cada um dos três grupos se qualificam a semifinal, que será jogada na cidade argentina de Córdoba. A Argentina, por sediar as etapas decisivas, já está garantida na semifinal, independente de sua classificação na fase inicial.

As duas semifinais serão jogadas no dia 02 de setembro (sábado), em Córdoba, Argentina. No dia 03 de setembro (domingo), no mesmo local, ocorre a rodada final, com a definição do terceiro e quarto lugares e a grande final (definição do primeiro e segundo colocados).

Atletas da seleção brasileira masculina:

04. Davi Rossetto de Oliveira – armador – 23 anos – 1m80 – Basquete Cearense
05. Bruno Fernandes Correa Cabloco – ala/pivô – 21 anos – 2m02 – Toronto Raptors (Canadá)
07. Lucas Dias da Silva – ala/pivô – 22 anos – 2m07 – Paulistano/Corpore
08. Lucas Fernandes Mariano – pivô – 23 anos – 2m07 – UniCEUB/BRBCARD/Brasília
09. Danilo Fuzaro Siqueira – ala – 23 anos – 1m95 – Minas Tênis Clube
10. Renan Santos Lenz – pivô – 26 anos – 2m06 – Gocil/Bauru Basket
11. Fúlvio Chiantia de Assis – armador – 35 anos – 1m86 – CR Vasco da Gama
12. Rafael Ferreira de Sousa (Mineiro) – pivô – 29 anos – 2m09 – SESI-SP/Franca Basquete
13. João Paulo Lopes Batista – pivô – 35 anos – 2m06 – CR Flamengo
14. Leonardo Simões Mendl – ala – 24 anos – 2m00 – SESI-SP/Franca Basquete
18. Jimmy Dreher de Oliveira – ala – 27 anos – 1m90 – Mogi das Cruzes/Helbor
32. George Lucas Alves de Paula – armador – 21 anos – 1m96 – Houston Rockets (EUA)

Técnico: César Guidetti

Foto: Javier Corbalan/Super 4 Salta

Fonte: CBB