Brasil buscará repetir boa participação da primeira edição.

Foi realizado na sábado, 01/07, a Seletiva Nacional para os Jogos Sul-americanos da Juventude 2017. Quatro atletas da Canoagem Velocidade, nascidos entre 1º de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2003, conquistaram o direito de defender o Brasil na competição que acontecerá no mês de outubro, em Santiago, no Chile.
 
As provas foram disputadas somente em embarcações individuais (K1 e C1) masculinos e femininos. Diferente das competições tradicionais de Canoagem Velocidade, nas quais os atletas competem em raias retas com 200, 500 ou 1000 metros de distância, as provas da Seletiva seguem o padrão dos Jogos Sul-americanos da Juventude. O percurso é composto por duas linhas retas de 80 metros cada, duas curvas e uma linha reta de 160 m na diagonal, totalizando 400m. Os atletas tiveram oportunidade de repetir duas vezes o percurso, o atleta que teve a menor soma de tempo nas duas repetições conquistou o direito de participar da competição no Chile.
 
Josias Souza, foi o vencedor da prova do K1 masculino, já no C1 o atleta selecionado para representar o Brasil foi o atleta Diego Nascimento. No feminino Débora Garcia, garantiu a vaga no K1 Feminino e Maria Gonçalves, no C1 Feminino.
 
Histórico dos Jogos Sul-americanos da Juventude
 
Esta é a segunda edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude, competição foi criada pela Organização Desportiva Sul-americana – ODESUL, para atletas entre 14 e 17 anos. Os Jogos acontecem a cada quatro anos, sempre no ano anterior aos Jogos Olímpicos da Juventude. Na primeira edição dos Jogos, realizada em Lima, no Peru, o Brasil voltou com três medalhas: Gilmar Gomes conquistou a medalha de ouro no K1 Masculino, Milton Oliveira e Mirian Souza ganharam a prata, no C1 Masculino e no K1 Feminino, respectivamente.