Na noite do último domingo,18, a emoção tomou conta da Arena da Amazônia, alias de todo o Brasil. Não apenas pela conquista do sétimo título do Torneio Internacional de Futebol Feminino, realizado neste ano em Manaus, mas, principalmente, pela despedida da veterana Formiga da Seleção Brasileira. O Brasil venceu a Itália na final por 5 a 3 e teve como artilheira a Beatriz Zaneratto com cinco gols, dois nas estreia, contra Costa Rica, dois contra a Rússia na segunda rodada e um na grande final. Andressinha e Debinha ainda asseguraram o segundo lugar, com quatro bolas nas redes cada.

“É sempre bom atacante fazer gol. Acho que é uma nova geração. Já havíamos tido algumas oportunidades com o Vadão, nas Olimpíadas, depois a Emily me deu novas oportunidades, assim como para as mais novas. E acho que estamos sabendo aproveitar. É esse futebol que vimos hoje, com jogo difícil, fazendo um gol lá e tomando outro cá. Mas, com o placar final, com a vitória e o título, saindo como artilheira e ainda dando assistência, acho que é um dia maravilhoso. Só ficamos um pouco tristes com a despedida da Fu (Formiga), mas foi bom fechar com chave de ouro para ela também. Acho que todo mundo deu o seu melhor, e o resultado foi positivo”, declarou a atacante Beatriz ao conquistar o Torneio Internacional de Manaus.

Após 21 anos defendendo a Seleção Brasileira, Formiga que participou de seis Copas do Mundo, seis Olimpíadas (duas medalhas de prata, em Atenas 2004 e Pequim 2008) e jogou mais de 160 jogos pelo Brasil, não poderia ser diferente. A volante não segurou as lágrimas após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o seu último antes de a bola rolar para o Brasil.

“No momento do hino, eu sempre me segurei, e agora, no último jogo, tive que soltar. Desde quando comecei na Seleção, na hora que toca o hino é uma emoção muito grande. Representar milhares de brasileiros, você busca estar entre os melhores na modalidade. É tanta coisa que vem à cabeça naquele momento, e a gente tem que ser forte, tentar pelo menos, para focar no jogo”

O torneio marcou também a estreia vitoriosa de Emily Lima no comando da seleção brasileira principal, primeira vez que uma mulher é técnica da seleção feminina e que estreia conquistando um titulo para o Brasil. 

“É uma avaliação positiva dentro do pouco tempo de trabalhos que nós tivemos desde a Granja Comary até dentro do torneio, com treinamentos dentro do torneio, mas é mais trabalho regenerativo e ajustes, Mas o trabalho que foi feito na Granja, que foi uma semana cheia de treinamentos, a gente sai com  um balanço bastante positivo, dentro do que nós entendemos de assimilação das atletas, do novo modelo de jogo que toda a comissão técnica está implantando e vai implantar. Espero que as coisas aconteçam depois naturalmente. Mas, é positivo”, avaliou a treinadora.

Resultados dos Jogos do Brasil no torneio:

Brasil x Costa Rica- 6×0

Brasil x Rússia- 4×0

Brasil x Itália- 3×1

Brasil x Itália (final)- 5×3 

Este foi o sétimo título da Seleção Brasileira em oito edições do Torneio Internacional de Futebol Feminino. O Brasil ficou em segundo lugar em 2010/ Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Fonte: CBF