Primeiro camping do ano durou 12 dias e teve a presença de 40 atletas no Rio de Janeiro (RJ).

A ginástica artística brasileira é conhecida por ídolos como Diego e Daniele Hypolito, Arthur Zanetti, Arthur Nory e Jade Barbosa, entre outros, além de grandes nomes que já deixaram as competições, mas uma jovem e talentosa nova geração vem ganhando destaque e já deixou de ser promessa para se tornar realidade. Prova disso é o grande número de jovens atletas que mostrou muita qualidade e disposição durante o primeiro estágio de treinamento realizado no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), até o último sábado, 27.



Foram 12 dias de concentração e troca de conhecimento, que contribuíram muito para o desenvolvimento da modalidade e dessa nova geração. Alguns desses atletas já têm garantindo resultados expressivos em competições nacionais e internacionais das categorias de base. Isso demonstra o trabalho contínuo que tem sido feito para manter os grandes feitos já conquistados até hoje.

Para esses novos representantes do país, foi uma oportunidade de ouro por vários fatores: estar ao lado de atletas experientes e consagrados, treinar com profissionais do mais alto nível técnico e poder usufruir de uma estrutura completa e de ponta como a do CT.

Diogo Brajão é um dos representantes dessa nova geração e disse que aproveitou cada segundo a oportunidade de estar ao lado de atletas consagrados e experientes. “Os treinos começaram bem no início do ano e já chegaram fortes. Tivemos a presença de técnicos de todo o Brasil e atletas experientes que são até medalhistas olímpicos. É muito bom poder estar junto com eles, concentrado. Aprende-se muita coisa com eles. Fazer o dia-a-dia, conversar e ouvir as coisas que eles contam é o melhor. Como cada um tem uma característica de treino diferente, podemos unir tudo isso e fazer uma ginástica bem completa”, disse o atleta que no ano passado disputou o International Junior Gymnastics Competition, em Yokohama, no Japão, e conquistou a medalha de bronze na barra fixa, além de terminar em sétimo no all around.

“Voltamos mais cedo aos treinos e espero evoluir ainda mais para as competições que vêm pela frente. O camping foi muito forte e acrescentou muito na nossa preparação”, disse Thaís Fidelis, uma das “novas caras” da seleção, que já integrou a equipe brasileira no Mundial de Montreal, no Canadá, no ano passado, e chegou às finais do individual geral.

O camping teve o comando do coordenador de Seleções Marcos Goto e a presença de de técnicos de vários clubes, que também tiveram um grande aprendizado.

Ginástica Artística Feminina: Thais Fidelis dos Santos, Fabiane Valentim de Brito, Luiza Trautwein Oliveira Domingues, Anna Julia Reis, Carolyne Pedro, Christal Silva e Bezerra, Isabel de Almeida Barbosa, Jackeline Soares Gomes da Silva, Flávia Lopes Saraiva, Luisa de Carvalho Kirshmayer, Jade Fernandes Barbosa, Milenny Esteves de Souza, Daniele Mathias Hypolito, Laura Rocha Leonardo, Júlia Moraes Godoy, Amanda Paulino de Lima, Maria Luiza Arantes França e Luisa Helena da Silva.

Treinadores: Felipe Nayme, Clayton Xavier, Roger Medina, Danilo Bornea, Beatriz Fragoso e Angelo Sabino.

Ginástica Artística Masculina: Patrick Sampaio Barone, Francisco Barretto Júnior, Gustavo Gonçalves Polato, Péricles Fouro da Silva, Rafael Salvador, Luís Guilherme Porto, Rankiel Santos Neves, Leonardo Matheus de Souza, Gabriel Faria Barbosa, Lucas Eduardo Costa de Souza, Diogo Brajão Soares, Caio Campos Souza, Diego Mathias Hypolito, Lucas de Souza Bitencourt, Murilo Miguel Pontedura, Arthur Zanetti, Hudson Miguel e Vinícius Machado.

Treinadores: Ricardo Yokoyama, Hilton Dichelli, Caio Guilherme, Daniel Biscalchin, Antônio Lameira, Hugo Lopes, Pietro Ledomado e Carlos Bezerra.

Thais Fidelis/ Foto: Ricardo Bufolin/ CBG