Competição estava marcada para acontecer na Coreia do Norte.

A Federação Internacional de Judô (FIJ) anunciou nesta quarta-feira, 26, a mudança de sede do Campeonato Mundial Júnior 2017 para Zagreb, na Croácia. O evento estava marcado, à princípio, para acontecer na cidade de Pyongyang, na Coreia do Norte, que passa, atualmente, por um momento político instável. 

No comunicado em seu site oficial, a FIJ argumenta que, após diversas visitas e reuniões, constatou que seria inviável a realização do Mundial na Coreia do Norte devido à questões relativas à acessibilidade e segurança dos participantes em Pyongyang. Vários vôos internacionais para a cidade foram cancelados, o que traria um grande problema logístico. Foram levantadas também questões no âmbito da comunicação do país com o exterior e problemas para a viabilização de transmissão ao vivo da competição via internet. 

A entidade acrescente ainda que recebeu diversos pedidos de pessoas e federações nacionais que expressavam preocupação com a realização do evento na Coreia do Norte. Algumas delas, inclusive, se negaram a participar da competição norte-coreana. 

Com isso, o Comitê Executivo da FIJ decidiu adiar a realização de um evento oficial de judo no país asiático para um futuro próximo, desde que a situação política local esteja estabilizada.

“Continuamos comprometidos com a promoção da paz e da união entre os povos através do esporte, e garantindo as melhores condições para os participantes de todos os nossos eventos oficiais”, garantiu a entidade.   

Fonte: CBJ