Foco de Júlia é disputar os Jogos Olímpicos de 2020 pelo BMX, mas a atleta gosta sempre de si desafiar no Downhill.

A partir dessa sexta-feira, 18 de janeiro, as principais feras do Mountain Bike Downhill nacional e convidados do exterior, estarão em busca do título da Copa América da modalidade 4X 2019. A competição será realizada na Pista montada no Ski Mountain Park, em São Roque (SP) e segue até o domingo, 20.

Você conhece o canal do youtube do Portal Esporte Net? Clique e inscreva.



Entre as atletas femininas, está Julia Alves, atleta profissional de BMX e que manda bem também no Downhill. Ela já levantou o caneco de campeã da competição 3 vezes (2014/2015/2016) e está sempre entre as melhores, mas a 2 anos, vem batalhando para voltar ao topo.

A atleta vem conquistando resultados expressivos nos últimos anos pelo BMX:  3º lugar panamericano de BMX 2017, 14º lugar campeonato mundial de BMX 2018, campeã brasileira de BMX 2017 e tricampeã Copa América de Downhill e agora está em busca da tão sonhada vaga para Tóquio 2020.

Há quatro meses longe da bicicleta, por conta de uma cirurgia que teve que realizar após a queda no Mundial de bicicross em Baku em julho de 2018, Julia Alves, está contando os minutos para entrar em ação e ir em busca do tetra. A atleta revela a sensação de estar de voltas as pistas.

“Voltei devagar a andar de bike e nessas últimas semanas voltei a intensificar mais os treinos de pista e a sensação de estar de volta é de alívio, de superação”.

Já recuperada e treinando desde outubro, Júlia intensificou os treinamentos nas últimas semanas. Ela conta que seu foco é Tóquio 2020, mas que deu uma atenção maior para o donwhill, nesses últimos dias.

“Minha preparação tem sido voltada mais para o BMX, meu foco está em 2020 agora. Mas os treinos vão ajudar na Copa América e já estou me familiarizando com a mountain bike. Durante esta semana da competição, treinei em Americana para me acostumar com o clima de São Paulo e treinei com a MTB, apesar de eu ter domínio da parte técnica é preciso fazer treinos com a MTB, pois a geometria é totalmente diferente do BMX”, disse a atleta que é tricampeã da Copa América Downhil.

Júlia chega em São Roque em busca do tetra campeonato, a atleta quer voltar pra casa com mais um caneco da competição.

“A pista tem mudanças todo ano, então a melhor opção é analisar as possibilidades, observar como as outras atletas estão e ai sim poder traçar uma estratégia. Minha expectativa é alta, quero buscar meu título de tetra. Estou focada nisso e vou fazer acontecer”, concluiu Júlia.

Programação da Copa América

18/01 – Sexta-feira
13h às 17h, treino livre – Masculino e Feminino

19/01 – Sábado
8h às 9h, treino livre, masculino e feminino;
9h30 às 12h, 1ª tomada de tempo, masculino e feminino;
13h30 às 14h, treino livre,
14h30 às 16h, 2ª tomada de tempo, masculino e feminino

20/01 – Domingo
7h30 às 8h30, treino livre;
9h15, início da Prova Principal.

Saiba mais: Pan-Americano de BMX Racing 2019 está confirmado no Brasil

Foto: Aretha Martins/IG