O brasileiro Wanderson Oliveira, do futebol de 7 quer novos desafios, mas agora no atletismo.

A etapa regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação, que será disputada neste fim de semana, 6 e 7, no Rio de Janeiro, será a estreia de um medalhista paralímpico dos Jogos Rio 2016 no atletismo. Wanderson Oliveira, um dos mais habilidosos jogadores da Seleção Brasileira de futebol de 7 (atletas com paralisia cerebral), tentará repetir o sucesso dos campos nas provas de velocidade da competição regional.
 
O meia da Seleção está inscrito nos 100m, 200m e 400m da classe T38 e ainda não sabe o que esperar das provas. Há pouco mais de um mês treinando com mais intensidade, Wanderson ainda está se adaptando à nova modalidade, mas acredita que será uma boa experiência. “É bem mais difícil do que imaginei. os treinos são bem intensos e sinto que ainda preciso aprender muita coisa. Fico com aquela ansiedade de uma estreia, mas vou me soltar para fazer essas provas”, analisou.
 
O jogador não será o primeiro a migrar do futebol de 7 para o atletismo. Os exemplos, aliás, são bem positivos. Mateus Evangelista e Fábio Bordignon são dois ex-jogadores que passaram para o atletismo e conquistaram medalhas nos Jogos Rio 2016. Mateus chegou a disputar o Parapan de Jovens, em 2009, com a Seleção de futebol, mas anos depois, passou a se dedicar só ao atletismo e, no Rio, levou a prata nos salto em distância T37. Fábio, por sua vez, atuou nos campos até 2014. Com muita dedicação ao novo esporte, em pouco mais de um ano chegou à Seleção de atletismo e conquistou a prata nos 100m e nos 200m T35 no Rio.
 
“Já treinei com o Mateus e com o Fábio e fiquei feliz em ver que se destacam agora no atletismo. O Fábio está me ajudando muito nessa minha adaptação, me deu dicas para a hora da prova e espero ter o sucesso que eles dois tiveram”, contou Wanderson.
 
A etapa Rio-Sul do Circuito terá provas de atletismo e natação. As duas modalidades têm disputas no sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e no domingo, das 8h às 12h. O evento será realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), às margens da avenida Brasil, no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Wanderson foi um dos destaques do Brasil nos Jogos Paralímpicos 2016/ Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB

Fonte: CPB