Com a proximidade dos Jogos Paralímpicos de PyeongChang 2018, a equipe brasileira de Para Cross Country aumenta a intensidade de sua preparação na neve. Nos últimos dias 13, 15 e 16, Thomaz Moraes, Fernando Aranha e Aline Rocha estrearam oficialmente na temporada do hemisfério norte em três provas válidas pela Copa do Mundo de Para Cross Country, em Western Center (Ucrânia). Enquanto a estreante na modalidade Aline ficou bem perto de registrar o índice técnico para classificação aos Jogos, Fernando Aranha e o jovem Thomaz Moraes, que fez sua primeira aparição na neve, obtiveram a marca.

Sob intenso frio e nevasca, os paratletas brasileiros disputaram provas de Distance no dia 13. No domingo,15, mais adaptados ao clima e a competição durante novas provas de Distance, os três atingiram marcas bem próximas dos 180 pontos, índice técnico estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) para classificação aos Jogos. Porém, o melhor estava por vir.

No último dia de participações dos brasileiros em solo ucraniano, na segunda,16, tanto Thomaz Moraes quanto Fernando Aranha atingiram o índice, registrando 118,03 e 145,23 pontos, respectivamente. Aline, por sua vez, chegou bem perto da marca necessária com 198,71 pontos.

Com os resultados obtidos, os dois se tornam elegíveis para a próxima edição dos Jogos, que tem período de classificação aberto até o início de 2018. Fernando Aranha busca a sua segunda participação na categoria Sitting – esteve presente em Sochi 2014 -, e Thomaz Moraes, promissor talento de apenas 15 anos, sua estreia nos Jogos na categoria Standing.

Thomaz é esquiador da classe Standing, para atletas que conseguem ficar de pé sobre os esquis/ Foto: Reprodução CBDN

Fonte: CBDN