O Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade e Maratona e Paracanoagem é a última competição do ano nas três modalidades, e o Brasil quer fechar este ano histórico para a Canoagem Brasileira com chave de ouro.  A competição tem início hoje, 11, e vai até o domingo, 13.
  
Este é a primeira competição internacional após os Jogos Paralímpicos Rio 2016, e depois de uma estreia paralímpica histórica é hora de olhar para o futuro. Leonardo Maiola, Supervisor de Paracanoagem junto à CBCa explica a importância de preparar os atletas mais jovens para os Jogos de Tóquio 2020, “Estamos beneficiando os atletas jovens nessa competição, precisamos fortalecer desde já a nova geração para que eles comecem o novo ciclo paraolímpico com bagagem em competições internacionais”.
 
A Paracanoagem não possui eventos exclusivos para categorias Sub-23 e Júnior, como a Canoagem Velocidade, por exemplo, por isso é comum que os atletas mais experientes tenham preferência sobre os atletas mais jovens em competições fora do Brasil. Para está edição do Sul-americano, porém, nenhum dos atletas convocados tem mais do que 25 anos. Alex Sandro Correa Pessoa, do KL2, é o atleta mais velho, com 25 anos, Patrick Pisoni Loureiro que vai competir no KL3, prova que Caio Ribeiro conquistou o bronze Paralímpico, tem 23 anos e Débora Benevides, a mais experiente do grupo, com participação dos Jogos Rio 2016 no KL2 Feminino é a mais jovem, com 21 anos.
 
Patrick está participando de sua primeira competição internacional da carreira e comenta que “está sendo uma experiência muito boa, remar em águas diferentes e quebrar o choque de competir fora do Brasil é muito importante. Estar aqui no Sul-americano vai ser vital para não chegar no Mundial como um novato em competições internacionais”. E ainda comenta sobre a vontade de representar bem o país nessa estreia “Estou com boas expectativas, quero fazer uma boa prova e, se tudo der certo, uma medalha”.
 
Segundo Leonardo Maiola, a CBCa continuará estimulando a participação dos jovens atletas em competições internacionais “pretendemos ter mais ações como essa, dando oportunidades para os jovens, nos outros anos. É importante dar a chance da nova geração participar de competições fora do Brasil, e estimular os jovens atletas a continuar remando”.
 
Maratona
Além das modalidades de Velocidade e Paracanoagem, o Campeonato Sul-americano também terá disputas de Canoagem Maratona. Atletas que participam da Canoagem Velocidade e atletas exclusivos da Maratona competirão em provas de C1 e C2 Sênior Masculino, K1 e K2 Master Masculino e K1 e K2 Open Feminino, em provas de 20 km.
 
Atletas Paracanoagem: Alex Sandro Correa Pessoa, Debora Raiza Ribeiro Benevides e Patrick Pisoni Loureiro
 
Equipe Técnica: 
João Paulo Casteleti de Souza – Técnico
Maria Angélica Rozalen – Técnica
 
Atletas Canoagem Maratona: Héricles Miranda, Silvia Letícia Portella e Luani Dias dos Santos Tobias
Fonte: CBCa
Foto capa: Reprodução