Neste fim de semana (sábado e domingo), acontecera a disputa do FIBA 3×3 World Tour México Master, no Shopping Perisur, na Cidade do México e terá a presença de quatro equipes brasileiras: Rio Preto Protendit (SP), Mogi das Cruzes (SP), São Paulo DC (SP) e Our Team Joinville (SC), que irão se juntar a outros oito times estrangeiros. As 12 equipes foram divididas em quatro grupos de três.

Campeão da Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3, a equipe do Rio Preto Protendit (SP) disputará o World Tour México depois de ter garantido a classificação com o título do Circuito Paulista de Basquete 3×3. Mesclada para a temporada 2016, o time paulista contará com a experiência do segundo colocado do ranking Brasil na FIBA, Fábio Santos “Sapão”, e do sexto, Douglas Motta, que disputaram o World Tour Final em 2015. Também fazem parte os jogadores Alfredo Perandini (11º) e Fernando Coloneze (13º), que disputaram o WT México em 2015.

O Rio Preto também foi o campeão da Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3, mas como já estava classificado, a vaga foi passada automaticamente para o segundo colocado, o Our Team Joinville (SC). Os catarinenses fazem sua estreia na competição com Alan Tiago dos Santos, Luís Guilherme dos Santos, Jefferson Socas e Fabio Schoenberger. 

Campeão do torneio, o Rio Preto que novamente já havia garantido a classificação, passou a vaga para o terceiro lugar da competição. As equipes de Mogi das Cruzes (2º lugar) e do São Paulo DC (3º) serão os representantes do Challenge no México. Os paulistas de Mogi disputam a competição com os atletas Márcio Cardozo, Eduardo Henrique Ferreira, Juninho Mariano Junior e Nilson Santana. Juninho, na 12ª posição do ranking brasileiro, foi um dos destaques nacionais no World Tour Final 2015.

Com os jogadores mais experientes do basquete 3×3 e entre os dez melhores do ranking do país, a equipe do São Paulo DC conta com Luis Felipe Soriani (primeiro no ranking), Gustavo Bracco (quarto), Ismar do Vale Neto (oitavo) e Leandro Souza de Lima (décimo). Bracco também vestiu as cores da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial da Rússia 2014. A equipe São Paulo DC disputou, no início do mês de setembro, o World Tour Debrecen, na Hungria, finalizando na quinta posição. Segundo o critério de classificação dos doze melhores, o São Paulo, que atualmente ocupa a 21ª posição na temporada, terá a chance de defender o Brasil no World Tour Final Abu Dhabi caso chegue pelo menos nas quartas de final. 

As doze melhores equipes do ranking da temporada 2016 do World Tour Master disputam o FIBA 3×3 World Tour Final Abu Dhabi, nos dias 27 e 28 de Outubro. O campeão do World Tour México estará automaticamente classificado para final. As equipes que também já garantiram suas vagas no Tour Final foram Ljubljana (SLO), no World Tour Prague, Saskatoon (CAN), no World Tour Lausanne, Novi Sad Al Wahda (UAE), no World Tour Debrecen, Gdansk (POL), no World Tour Beijing. As outras sete vagas para a grande final saem do ranking da temporada. O Campeão do FIBA 3×3 World Tour Final Abu Dhabi está classificado para o FIBA 3×3 All Stars.

Grupos da FIBA 3×3 World Tour México Master

Grupo “A”: São Paulo DC (BRA), Temuco (CHI) e Alexandria (EGY). 
Grupo “B”: Rio Preto (BRA), Loja (ECU) e Chicago (EUA). 
Grupo “C”: Mogi das Cruzes (BRA), Buenos Aires (ARG) e México DF (MEX)
Grupo “D”: Talca (CHI), Joinville (BRA) e La Plata (ARG). 

20160922_971703_84ia2bzk5uirl-syk_vzja_gdeFonte: CBB

Foto capa: Reprodução