Neste final de semana mais uma modalidade da Confederação Brasileira de Canoagem fará sua estreia em 2017. A cidade de Socorro, no interior de São Paulo, será o palco do Campeonato Brasileiro de Rafting R4. Atletas de todo o país estarão reunidos nas margens do Rio do Peixe entre os dias 07 e 09 de abril em busca do lugar mais alto do pódio.

A competição segue o formato dos campeonatos mundiais da modalidade, no qual as equipes competem em quatro estilos de prova: Tiro, Slalom, Descenso e Sprint Paralelo, a embarcação vencedora é a que alcançar a maior pontuação geral nos quatro estilos. As disputas serão dividias em três categorias: Júnior (sub-19 e Sub-23); Open (atletas maiores de 16 anos) e Masters (atletas com mais de 40 anos).

O Rio do Peixe é considerado um dos melhores lugares do país para a prática do Rafitng e oferece corredeiras de vários níveis de dificuldade. Por isso, as provas serão realizadas em partes diferentes do Rio. As provas de Descenso serão na parte comercial do Rio do Peixe, onde as corredeiras são classificadas nos níveis 2 e 3, mas dependendo do nível do rio a classificação pode chegar ao nível 4. Já as provas de Slalom, Tiro e Sprint paralelo acontecerão na corredeira no Parque Ecológico do Monjolinho, onde as corredeiras apresentam classificação de nível 3. Os locais da prova podem sofrer alterações dependendo das condições do nível do Rio.

As provas têm início na sexta-feira, dia 07 de abril, mas desde a quinta-feira, 06, os atletas já poderão entraram nas águas do Rio do Peixe para que pudessem se familiarizar com os percursos e se ambientar com o Rio.

Além do Campeonato Brasileiro de Rafting R4 o calendário nacional 2017 da modalidade ainda conta com o Campeonato Brasileiro de Rafting R6, que será realizado em Brotas, outra cidade com grande tradição na modalidade. No segundo semestre será realizado o único evento internacional do Rafting, o Campeonato Mundial de Rafting R6, que acontecerá na cidade japonesa de Miyoshi.

Fonte: Site CBCa