O Estádio de Deodoro foi palco para um dia histórico para o rugby, neste sábado, 6. A partida feminina entre Espanha e França marcou o retorno da modalidade ao cenário olímpico, após 92 anos de ausência. As francesas levaram a melhor, vencendo as rivais por 24 a 7. O Brasil fez o terceiro jogo do dia, diante da Grã-Bretanha, uma das principais forças do rugby sevens feminino, e foi derrotado por 29 a 3.

Grã-Bretanha x Brasil

Diante de um público muito animado, o Brasil fez sua estreia olímpica no rugby feminino diante da Grã-Bretanha, 4ª melhor equipe do mundo. As Tupis não se intimidaram e pressionaram as adversárias durante todo o primeiro tempo. A equipe, entretanto, não conseguiu transformar a superioridade em pontos, e foi para o intervalo perdendo por 7 a 3, com try de Joanne Watmore paras britânicas e penal convertido por Raquel, para o Brasil.

No segundo tempo as britânicas mudaram o jogo, e passaram a atacar mais o Brasil. Natassha Hunt, duas vezes, Jasmine Joyce e Emily Scott anotaram os tries do Team GB, que fechou o placar em 29 a 3.

“Fizemos um grande primeiro tempo, mas faltou finalizar melhor. Sabemos que elas são fortes, erramos muito no segundo tempo e elas souberam capitalizar nesses erros”, afirma Baby Futuro, uma das mais experientes do grupo. “Foi um jogo duro, que mostrou que estamos bem. Precisamos acertar alguns detalhes para encarar o Canadá”, complementa Edna, destaque da equipe.

Na outra partida do Grupo C, em que estão Brasil e Grã-Bretanha, o Canadá não tomou conhecimento e superou o Japão por 45 a 0. O resultado colocou as canadenses na ponta do grupo, seguidas pela Grã-Bretanha, Brasil e Japão.

Na segunda rodada do torneio olímpico feminino de rugby sevens, que será disputada neste sábado, ainda, a Grã-Bretanha recebe o Japão, às 17 horas, e o Brasil encara o Canadá, 3º melhor do mundo, às 17h30.

As partidas do torneio olímpico feminino de rugby sevens serão disputadas dos dias 6 a 8 de agosto, no Estádio Olímpico de Deodoro.

Brasil: 1 – Juliana “Juka” Esteves, 2 – Luiza Campos, 3 – Julia Sardá, 4 – Edna Santini, 5 – Paula Ishibashi (C), 7 – Haline Scatrut, 10 – Raquel Kochhann, 6 – Tais “Tata” Balconi, 8 – Beatriz “Baby” Futuro Muhlbauer, 9 – Amanda Araújo, 11 – Isadora “Izzy” Cerullo, 12 – Claudia Teles.

Edna durante a estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos 2016

Edna durante a estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos 2016

Fotos: Luiz Pires/Fotojump