Depois de um final de semana com disputas acirradas nos tatames do Palácio de Bercy, a seleção brasileira de judô segue em Paris até a próxima quinta-feira, 16, participando de treinamento de campo internacional. O estágio é considerado um dos mais fortes do mundo por contar com a presença dos principais atletas da modalidade, medalhistas olímpicos e mundiais, além de jovens que estão começando a rodar neste ciclo para Tóquio. 

O judô brasileiro se despediu do Grand Slam de Paris com o bronze de Rafael Silva (+100kg), conquistada na penúltima luta do tradicional torneio francês. O pesado medalhista de bronze nos Jogos Londres 2012 e Rio 2016 conseguiu um ippon sobre o bósnio Harun Sadikovic e ficou com a terceira colocação.

Todos os brasileiros que lutaram o Grand Slam de Paris participam dos treinamentos, que acontecem no Instituto Nacional de Judô da França. A seleção feminina conta com Larissa Farias, Érika Miranda, Sarah Menezes, Rafaela Silva, Yanka Pascoalino, Maria Portela e Maria Suelen Altheman, enquanto a masculina tem Eric Takabatake, Daniel Cargnin, Eduardo Yudi Santos, Victor Penalber, Luciano Corrêa, Rafael Buzacarini, David Moura e Rafael Silva. 

Os técnicos Fulvio Miyata, Rosicléia Campos e Ney Wilson acompanham a delegação em Paris, além dos fisioterapeutas Priscila Marques e Gláucio Paredes, e da nutricionista Roberta Lima. 

A próxima competição para os brasileiros serão os Abertos Europeus de Roma (masculino), na Itália, e Oberwart (feminino), na Áustria, nos dias 18 e 19 de fevereiro. 

Seleção Brasileira que está na França/ Foto: CBJ

Fonte: CBJ