Em preparação para o Pan e sob comando do técnico Sérgio Graciano, Brasil derrotou Portugal e levantou o troféu diante da torcida.

Invicta, a Seleção Brasileira conquistou o título do III Torneio Quatro Nações Feminino de Handebol, neste domingo, 11, e fez a festa da torcida verde e amarela. Ao derrotar Portugal, por 35 a 29 (17 a 13 no primeiro tempo), no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), a equipe levantou o troféu e comemorou um passo importante na preparação para o Pan-Americano da Argentina, que começa no dia 18.

Durante o torneio que teve início na sexta-feira, 9, o Brasil passou com placares elásticos pelo Chile e República Dominicana, que ainda hoje, às 14h30, decidem quem fica com a terceira colocação.

Ao seguir a estratégia proposta para essa etapa, Sérgio Graciano dividiu mais uma vez a Seleção em três grupos. Uma parte ficou de fora do confronto e outras duas em quadra para enfrentar as portuguesas. Desta vez, ele preferiu começar a partida com o grupo das atletas mais experientes. No início do primeiro tempo, Portugal conseguiu fazer uma certa pressão, atrapalhou a defesa brasileira e levou os primeiros minutos com bastante igualdade no placar, chegando até mesmo a ficar na frente. No final da primeira parte o Brasil conseguiu deslanchar. Encontrou espaço no ataque e abriu cinco gols.

Na segunda etapa, as brasileiras seguiram com os contra-ataques com velocidade, principalmente explorando as pontas, e conseguiram manter a vantagem por volta dos cinco gols o tempo todo. O revezamento das equipes foi mantido, permitindo, assim, ao treinador seguir com a avaliação que precisa para definir as atletas que seguirão para o Pan-Americano.

A armadora Duda Amorim, como uma das mais experientes do time, fez uma avaliação crítica sobre a atuação brasileira. “Acredito que hoje a nossa defesa deixou a desejar. Não foi um trabalho muito bom. Mas, é um novo ciclo que está vindo. Temos muitas meninas com talento, mas precisamos de muito trabalho juntas. O Graciano já está buscando isso e acho que com a chegada do Jorge Dueñas (técnico espanhol que assumirá a Seleção a partir de agosto) e a implementação de um trabalho mais coletivo vai ser bom para nós. Agora para o Pan acredito que temos equipe e energia para nos classificarmos. Isso é o mais importante. E, mais para a frente continuamos o resto do trabalho.”

Brasil e Portugal voltam a se encontrar nesta terça-feira (13), às 19h30, no mesmo local, em um amistoso que ainda faz parte da preparação da equipe nacional para o Pan.

Gols do Brasil: Jéssica Quintino (6), Bruna (5), Samira (5), Ana Paula (4), Duda (3), Deonise (3), Amanda (2), Larissa Araujo (2), Mayara (2), Mariana Costa (2) e Regiane (2). Gols de Portugal: Mariana (8), Soraia (4), Sandra (3), Erica (3), Claudia (3), Maria (3), Cristiana (1), Patricia (1) e Adriana (1).

Jogos do Brasil no Torneio Quatro Nações e amistoso

09/06: Brasil 40 x 13 Chile

10/06: Brasil 36 x 9 República Dominicana

11/06: Brasil 35 x 29 Portugal

13/06: 19h30 – Brasil x Portugal – Amistoso Internacional

Seleção Brasileira Feminina

Goleiras: Bárbara Arenhart, Gabriela Moreschi e Jéssica Silva de Oliveira.

Armadoras: Amanda de Souza Caetano, Bruna de Paula, Deonise Fachinello, Eduarda Amorim, Mariane Cristina Oliveira Fernandes e Patrícia Batista da Silva.

Centrais: Ana Paula Rodrigues Belo, Danielle Cristina Joia e Mayara Fier de Moura.

Pontas: Dayane Pires da Rocha, Jéssica Quintino, Larissa Fais Munhoz Araujo, Larissa Inae da Silva, Mariana Costa e Samira Rocha.

Pivôs: Regiane dos Santos Silva, Tamires Anselmo Costa e Tamires Morena de Araújo.

Samira Rocha, ponta esquerda/ Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

Fonte: CBHb