De olho no Campeonato Pan-Americano Juvenil de Handebol de Areia, com início no dia 21 de fevereiro, no Paraguai, as Seleções Brasileiras Masculina e Feminina da categoria iniciam, nesta quarta-feira, 8, em João Pessoa-PB, a última etapa de preparação. Para cada equipe foram convocados 17 atletas, mas somente dez irão seguir para a competição continental. As equipes estarão sob o comando dos experientes técnicos Antônio Guerra Peixe, no masculino, e Rossana Marques, no feminino.

O Pan-Americano garante quatro vagas para o Campeonato Mundial, que será disputado nas Ilhas Maurício ainda este ano. O Brasil, por ser uma das principais potências da modalidade, tem o claro objetivo de se manter no topo também nas categorias de base. No adulto, a Seleção masculina é tetracampeã e a feminina é tricampeã, por isso, o trabalho com os mais jovens tem sido feito de forma intensa. Antes desta fase, as comissões técnicas observaram atletas no Campeonato Brasileiro e fizeram seletivas regionais para chegar ao grupo que se apresenta agora.

O futuro do handebol de areia brasileiro tem sido intensamente planejado e trabalhado, já que a modalidade fará parte dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 pela primeira vez, talvez, um passo importante para que ela se torne olímpica.

“Essa é a última fase de treinamento que teremos antes do Pan. Foram convocados 17 atletas de cada naipe. Vamos selecionar dez para a disputa do campeonato. Temos que ficar entre os quatro primeiros para ter vaga no Mundial. Lá, precisamos terminar entre os dois primeiros das Américas para participar dos Jogos Olímpicos da Juventude”, explicou o diretor de Seleções de Handebol de Areia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e supervisor, Stanley Mackenzie.

O diretor acredita que a nova geração tem totais condições de seguir o caminho vitorioso que a equipe adulta traçou ao longo dos últimos anos.

“Nossa expectativa é a melhor possível para esse campeonato. Estamos com uma garotada muito boa e acho que vamos fazer um bom papel. Só vai depender do nosso treinamento para que juntemos os melhores tanto no feminino quanto no masculino. Os técnicos estão muito confiantes nas equipes”, acrescentou Stanley.

Seleção Feminina Juvenil de Handebol de Areia

Goleiras: Bruna Viviane Borges Lucena, Jullya Adélia Tavares Mendonça e Nicoly Lins Ferreira. 

Armadoras: Ana Carolina Machado dos Santos, Bárbara de Camargo Soares, Débora Murad Saud, Eloine Rocha de Sousa, Hanny Vieira Santos, Hyane Júllia Maria Dantas de Almeida e Rebeca Cristini Gregório Araújo. 

Curingas: Agatha Perlingeiro Guisão do Nascimento e Carolina Pires Militão.

Pivôs: Ana Gabriely Rondon do Rosário, Chafiha Carolina Baracat Chaib Biazotto e Jeniffer Layane Silva de Azevedo.

Defensoras: Ana Júlia Flauzino de Souza do Carmo e Joyce Regis Martins.
Técnica: Rossana Marques.

Seleção Masculina Juvenil de Handebol de Areia 

Goleiros: Guilherme Mott Teixeira e Thiago Barbosa Ferreira.

Armadores: Álvaro Bruno Souza de Araújo, Iago Baldez Zuzarte, Joel Fellipe Rodrigues de Matos Santos, José Esteves Lopes Neto, Marcos Vinicius Santiago Ribeiro e Railson de Oliveira Santana.

Curingas: Aldrin Oliveira Rodrigues de Andrade, Bruno Diniz Queirós Rodrigues e Sérgio Lima Marques.

Pivôs: Ítalo Gabriel Pereira Gomes dos Santos Silva, Maykom Lima de Araújo e Vítor Hugo Cabral Gomes.

Defensores: Allyson Henrique Alves Machado, Antônio Manoel Batista Tavares e Luiz Guilherme Gouvêa Bastos Silva.
Técnico: Antônio Hermínio Guerra Peixe.

Seleções junives do Brasil rumo ao Pan Americano de Handebol de Areia /Foto: Reprodução facebook

Fonte: CBHb