Competição teve início nesta quinta-feira, 26, dentro do Parque Olímpico, local que serve de inspiração para uma nova geração.

A Arena Carioca 3, dentro do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ), começou a receber na quarta-feira, 25, um grande número de atletas da atual e da nova geração da ginástica brasileira. O Torneio Nacional é o primeiro evento nessa semana a tomar conta do ginásio, que serviu de palco para outras modalidades nos Jogos Olímpicos. No sábado, 27, e domingo, 28, a programação terá as grandes estrelas da modalidade no Brasileiro de Especialistas.



Com a movimentação dos treinos de pódio de hoje, já se podia ver os olhos de muitos participantes brilharem com o privilégio de competir em um ambiente que deu tantas alegrias ao Brasil, inclusive na ginástica com a conquista de três medalhas, as pratas de Arthur Zanetti e Diego Hypolito e o bronze de Arthur Nory.

Um exemplo é Rodrigo Figueiredo Cardoso. O paraense de 22 anos viajou de longe à capital fluminense pela primeira vez e se sente inspirado. “Nos sentimos muito motivados por estar ao lado de atletas de tanto talento. Vamos dar o nosso melhor para chegar ao nível deles. Esta é a primeira vez que venho ao Rio, e estou gostando muito de conhecer a arena”, disse o atleta que tem conquistado bons resultados nos treinamentos e competições. “Antes não tínhamos estrutura no Estado para treinar e hoje temos um Centro de Treinamento. Eu evolui muito nesse período, aprendi muito, e fui terceiro lugar na categoria iniciante no ano passado.”

“Essa é minha primeira participação no Torneio Nacional. Sou muito fã da Flavinha (Flávia Saraiva) e estou muito feliz de estar aqui. Para mim é como se eu estivesse em um Brasileiro porque quero seguir na ginástica e chegar aos Jogos Olímpicos”, disse a pequena Ana Beatriz, de Araruama, cidade da região dos lagos no Rio de Janeiro, participante da categoria pré-infantil iniciante.

As competições do torneio começaram hoje nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto nas divisões iniciante, intermediário e avançado e, no mesmo dia, os participantes do Brasileiro fazem os treinamentos livres no local de treinos. Para as 21h está marcada a cerimônia de abertura, que será um grande show para o público.

Além de apresentações de todas as modalidades da ginástica, e de um mestre-sala e porta bandeira, o ponto alto promete ser o hino nacional na voz de Marina Elali. A cantora fará um show na sequência.

O Brasileiro de Especialistas, disputado no sábado e domingo terá a participação de grandes ginastas do país, inclusive dos três medalhistas olímpicos.

Programação

Quinta-feira (26)
8h30 às 21h: Competição Iniciante GAM/GAF – Torneio
9h às 18h: Treinamento livre GAM/GAF – Brasileiro
14h às 18h50: Treinamento escalonado Intermediário e Avançado GAF – Torneio
16h às 19h: Treinamento livre Intermediário e Avançado GAM – Torneio
21h: Cerimônia de abertura

Sexta-feira (27)
9h às 12h – Treinamento de pódio GAM/GAF – Brasileiro
13h30 às 18h10: Competição Intermediário GAM/GAF – Torneio
17h30 às 20h30: Competição Avançado GAM/GAF – Torneio
15h às 18h – Treinamento livre GAM/GAF – Brasileiro

Sábado (28)
7h30 às 9h: Aquecimento GAM – Brasileiro
9h às 13h20: Competição GAM – Brasileiro
7h50 às 9h20: Aquecimento GAF – Brasileiro
9h25 às 11h30: Competição GAF – Brasileiro

Domingo (29)
8h30 às 10h: Aquecimento livre nos aparelhos GAM – Brasileiro
8h50 às 10h20: Aquecimento nos aparelhos GAF – Brasileiro
10h às 12h30: Competição GAM – Brasileiro
10h25 às 12h30: Competição GAF – Brasileiro
12h45: Premiação – Brasileiro

Foto: Ricardo Bufolin/CBG