Há duas décadas, Guga conquistava o mundo.

Há exatos 20 anos (8 de Junho de 1997) Gustavo Kuerten entrava na quadra central de Roland Garros para, em três sets, entrar para a história do tênis mundial ao conquistar o título do Aberto da França. Na final, o jovem catarinense de Florianópolis e estilo de surfista, já estava adotado pelo público francês, que gritava o seu apelido, Guga, em suas partidas. O brasileiro ganhou sem dificuldades do espanhol Sergi Bruguera com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2 e levantou pela primeira vez a taça do Grand Slam francês. Guga repetiria o gesto mais duas vezes, em 2000 e 2001. O aniversário da conquista de Guga coincide com os 103 anos do COB.

“A conquista de Guga, há exatamente 20 anos, encheu a todos os brasileiros de alegria e orgulho. Foi um momento de muita emoção, que até hoje está marcado na nossa memória. Foi uma grande honra contar com ele no Time Brasil nos Jogos Sidney 2000 e Atenas 2004 e entregar o Troféu Adhemar Ferreira da Silva para ele no Prêmio Brasil Olímpico de 2015, reconhecendo suas conquistas e conduta dentro e fora das quadras. Poder comemorar aquele feito junto com o aniversário do COB é algo fantástico”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.

Na websérie do COB Heróis Olímpicos, Guga falou um pouco sobre a vitória na França. “Tudo foi extremamente programado na minha carreira, a não ser o absurdo de eu ter ganho Roland Garros em 97. Foi uma surpresa que até hoje é difícil de explicar. Eu mesmo não conhecia essa capacidade que existia no meu jogo. Foi algo magnifico nesse sentido do meu primeiro título já ser no maior evento possível dentro do universo do tênis mundial”, afirmou o tricampeão de Roland Garros.

Ao longo da carreira Guga levantou mais de 20 troféus de torneios de simples, entre eles os três títulos do Grand Slam francês, cinco Masters Series e o inesquecível Masters Cup de 2000, onde derrotou Pete Sampras e Andre Agassi, algo inédito em toda história, e que o levou ao topo do ranking mundial, onde ficou por 43 semanas. Foram ainda oito títulos de duplas durante a carreira. Ele é considerado por muitos como o melhor tenista sul-americano de todos os tempos. Seu currículo traz 358 vitórias na carreira em simples. Também foi eleito o Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico de 1999, 2000 e 2001.

Confira o vídeo de Gustavo Kuerten na série Heróis Olímpicos, do COB:

Fonte: Time Brasil