As duplas brasileiras são campeãs do Circuito Mundial de vôlei de praia temporada 2017.

As duplas brasileiras Larissa/Talita (PA/AL) e Evandro/André Stein (RJ/ES) foram confirmadas como as campeãs da temporada 2017 do Circuito Mundial de vôlei de praia. O anúncio foi feito na segunda-feira, 4 de setembro, pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). É a 17ª vez que o país conquista o título no naipe masculino e a 22ª entre as duplas femininas.



É o primeiro título de Circuito Mundial na carreira de Evandro e André Stein. Já Larissa chega ao oitavo título, primeiro deles ao lado de Talita, que conquista o tour pela segunda vez. Somando todos os times o Brasil conquistou 24 medalhas na temporada 2017 do Circuito Mundial, sendo 12 de ouro, cinco de prata e sete de bronze.

O ranking mundial da FIVB leva em consideração os oito melhores resultados das duplas nos últimos 365 dias, encerrado após a disputa do World Tour Finals. Evandro e André Stein disputaram 14 torneios neste período, somando 4.180 pontos nas oito melhores participações que tiveram. A parceria também ficou com o ouro no Campeonato Mundial.

“Foi um ano muito equilibrado, praticamente nenhuma dupla conseguiu pódios consecutivos, felizmente tivemos bons resultados na abertura e no final da temporada. É o primeiro ano de nossa parceria, era tudo novo, mas criamos um ambiente muito bom de trabalho. Só tenho que agradecer nossa comissão técnica, ao Evandro e também ao Leandro Brachola, onde comecei a trabalhar no vôlei de praia”, comemorou André Stein.

Evandro e André Stein conquistaram três medalhas na temporada. O ouro no Campeonato Mundial e outras duas medalhas de prata, no Major de Fort Lauderdale e no World Tour Finals.

Já Larissa e Talita somaram 5.560 pontos nos oito melhores resultados em 19 eventos disputados. O resultado faz com que Larissa se iguale a Juliana como maiores vencedoras do Circuito Mundial, com oito conquistas cada uma.

“Ficamos muito felizes com essa conquista, é resultado de muito trabalho e empenho de várias pessoas, nossa comissão técnica toda. Os números são uma consequência da rotina de dedicação e empenho, mas é bacana e também motiva a sempre dar o melhor”, declarou Larissa, que ao lado de Talita subiu ao pódio em seis etapas internacionais, com três medalhas de ouro, uma prata e dois bronzes (veja a lista abaixo).

Entre os homens, os italianos Nicolai e Lupo ficaram na segunda colocação, com 3.920 pontos, e os russos Krasilnikov/Liamin em terceiro, com 3.900 pontos. Entre as mulheres a segunda posição foi para as canadenses Sarah Pavan e Melissa Paredes, com 4.480 pontos, e as alemãs Julia Sude/Chantal Laboureur em terceiro, com 4.240.

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2017

Etapa Fort Lauderdale (EUA) – 5 estrelas
Álvaro Filho/Saymon – ouro
Larissa/Talita – ouro
Evandro/André Stein – prata
Ágatha/Duda – prata

Etapa Xiamen (China) – 3 estrelas
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – ouro

Etapa Rio de Janeiro (Brasil) – 4 estrelas
Alison/Bruno Schmidt – ouro
Ágatha/Duda – ouro

Etapa Moscou (Rússia) – 3 estrelas
Larissa/Talita – ouro
Ágatha/Duda – bronze

Etapa Haia (Holanda) – 3 estrelas
Maria Elisa/Carol Solberg – ouro
Ágatha/Duda – bronze

Etapa Mônaco (Mônaco) – 1 estrela
Julian/Carol Horta – ouro

Etapa Porec (Croácia) – 5 estrelas
Pedro Solberg/Guto – ouro
Alison/Bruno Schmidt – bronze

Etapa Gstaad (Suíça) – 5 estrelas
Larissa/Talita – prata
Álvaro Filho/Saymon – bronze

Etapa de Olsztyn (Polônia) – 4 estrelas
Larissa/Talita – ouro
Ágatha/Duda – bronze

Etapa de Espinho (Portugal) – 2 estrelas
Vitor Felipe/George – ouro

Etapa de Viena (Áustria) – Campeonato Mundial 
Evandro/André Stein – ouro
Larissa/Talita – bronze

Etapa Hamburgo (Alemanha) – World Tour Finals
Ágatha/Duda – prata
Evandro/André Stein – prata
Larissa/Talita – bronze

Foto: FIVB

Fonte: CBV