Na fase de grupos, a equipe comandada por José Neto encara Argentina, Paraguai, Colômbia e Estados Unidos.

A Seleção Brasileira Adulta Feminina concluiu, no último sábado (14 de setembro), a etapa de treinamentos preparatórios no Rio de Janeiro (RJ) visando a disputa da FIBA Women’s AmeriCup 2019 (Copa América). No domingo (15 de setembro), a delegação nacional seguiu viagem para San Juan, capital de Porto Rico, local da competição.

Você conhece o canal do youtube do Portal Esporte Net? Clique e inscreva.

“Fizemos uma excelente etapa de treinamento, que contribuiu muito para este processo de evolução da Seleção Brasileira Feminina. Pudemos ver algumas jogadoras diferentes da etapa anterior e, assim, irmos agregando novas atletas neste processo. Além de aprimorarmos os conceitos (físico, técnico-tático) já trabalhados para os Jogos Pan-Americanos”, relatou o técnico da Seleção Brasileira, José Neto.

Em San Juan, o selecionado nacional encerrará a preparação com treinamentos e jogos-treino. A estreia brasileira na FIBA Women’s AmeriCup 2019 acontece no dia 22 de setembro (domingo), contra a Colômbia, às 18h30 (de Brasília), no Coliseu Roberto Clemente. Na sequência, o Brasil tem esses compromissos: Brasil x Argentina (23 de setembro – segunda-feira), Brasil x Paraguai (25 de setembro – quarta-feira) e Brasil x Estados Unidos (26 de setembro – quinta-feira).

A Seleção Brasileira, na primeira fase, aparece no Grupo B, ao lado da Argentina, Paraguai, Colômbia e dos Estados Unidos. Já o Grupo A conta com República Dominicana, Cuba, Canadá, México e Porto Rico.

Pelo regulamento, na fase inicial as equipes jogam entre si, dentro de suas respectivas chaves, em turno único, e as duas melhores nações de cada uma delas avançam à semifinal, que terá estes confrontos: 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A. Os vencedores das semifinais disputam o título.

Os oito primeiros colocados da FIBA Women’s AmeriCup 2019 garantem vaga no Torneio Pré-olímpico das Américas, que ocorrerá em novembro.

Seleção Brasileira: Alana Gonçalo da Silva (armadora), Clarissa Cristina dos Santos (ala/pivô), Damiris Dantas do Amaral, Débora Fernandes da Costa (armadora), Erika Cristina de Souza (pivô), Isabela Ramona Lyra Macedo (escolta), Mariana Moura Queiroz Dias, Nádia Gomes Colhado (pivô), Patrícia Teixeira Ribeiro (escolta), Raphaella Monteiro da Silva (lateral), Tainá Mayara da Paixão (escolta) e Tatiane Pacheco Nascimento (lateral).

Saiba mais: Netinho Marques é bronze no Grand Prix de Chiba