O troféu de campeão do Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol permaneceu nas mãos da Seleção Brasileira. Em Assunção, no Paraguai, a equipe comandada por Hélio Lisboa Justino, o Helinho, mais uma vez teve que passar pela Argentina na decisão do campeonato que aconteceu no sábado,25, e cumpriu a tarefa da melhor forma. Ao impor uma defesa sólida, o time conseguiu encerrar a partida em 31 a 23 (18 a 14 no primeiro tempo). A medalha de bronze ficou com o Chile, que venceu os Estados Unidos por 23 a 18. 

Já com a classificação para a final, o Brasil havia assegurado vaga para o Campeonato Mundial da categoria, que será disputado em julho, na Argélia. Com a permanência do título do lado verde e amarelo, a comemoração foi completa. 

No início do confronto, o Brasil teve um pouco de dificuldade. A Argentina jogou com uma defesa aberta e conseguiu marcar bem, interceptando várias bolas. Com isso abriu quatro gols de vantagem no placar. A reação brasileira veio logo depois. A equipe passou a marcar bem e consegui equilibrar. A partir daí, impôs um jogo forte, contando com uma ótima atuação do armador esquerdo Leonardo Dutra. O goleiro Murilo Santana também estava inspirado e conseguiu ajudar bastante a equipe com importantes defesas. 

No segundo tempo, a vantagem brasileira já era bem consistente e, mesmo assim, a equipe não deixou o volume de jogo cair. Os argentinos, impulsionados por uma torcida agitada tentaram buscar a reação, mas não conseguiram e acabaram cedendo o placar. 

O treinador lembrou do início instável do Brasil, mas destacou o poder de dar a volta por cima e de colocar em prática tudo que haviam treinado.

“Não começamos bem, tomamos 4 a 1. A defesa não se encontrou no início, mas como nos outros confrontos também tínhamos começado nesse ritmo, não preocupou tanto. Conseguimos nos acertar, empatamos em 6 a 6 e conseguimos controlar o jogo. Tivemos altos e baixos, mas conseguimos fazer o que já vínhamos fazendo, rodando todo mundo e dando tempo de descanso para todos”, contou. 

O Brasil conquistou o título de forma invicta. Na fase classificatória, pelo grupo B, venceu Estados Unidos e Chile. Voltou a encontrar os chilenos na semifinal, quando garantiu a vitória e a classificação para a decisão. 

Seleção Júnior Masculina de Handebol

Goleiros: Marcos Vinicius Colodeti  e Murillo Araújo Santana.

Armadores: André Gonçalves de Lima Amorim, Gabriel Ceretta Jung, Guilherme Leonel Costa da Silva, Leonardo Dutra Ferreira, Patrick André Toniazzo Lemos e Paulo Vinícius Oliveira Cândido.

Centrais: Henrique José Petter Solenta e Leonardo Abrahão Silveira.

Pontas: Cauê Ceccon Baptista, Guilherme Miguel Torriani, Marcos Vinícius Vieira dos Santos e Pedro Paulo Alves Júnior. 

Pivôs: Edney Silva Oliveira e Wagner Tenório Alves. 

Comissão técnica

Técnico: Hélio Lisboa Justino

Auxiliar técnico: Joel Teixeira Dutra

Supervisor: Cássio Marques

Treinador de goleiros: Diogo Castro

Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa

Coordenador Nacional de Seleções: Washington Nunes

 

Os 4 atletas que estão jogando no handebol Europeu (André, Henrique, Patrick e Gabriel) com o troféu da competição/ Foto: Enviada pelo Patrick Lemos

Fonte: CBHB