Seleção Brasileira vence vice-campeões mundiais e comemora a quinta conquista da competição. Rodrigo foi o ‘Chuteira de Prata’, Mauricinho o ‘Bola de Prata’ e Datinha o ‘Bola de Bronze’.

O Brasil é pentacampeão invicto da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer. A Seleção Brasileira venceu o Taiti, vice-campeão mundial, por 6 a 0, na decisão do Mundial 2017, na tarde do domingo, dia 7, e comemorou o 100º título de sua história nas areias de Nassau (o 14º mundial considerando FIFA e o extinto Campeonato Mundial). A vitória selou uma campanha perfeita de 100% de aproveitamento e uma trajetória impecável de 35 jogos de invencibilidade (última derrota foi nas quartas de final da Copa do Mundo, em julho de 2015). Festa em verde e amarelo no Caribe.

“Tenho muito orgulho de fazer parte disso. Somos mais do que um grupo de jogadores, de homens, somos uma equipe que deu a vida por esse título para honrar o nome do nosso país. Somos o Brasil, somos pentacampeões do mundo, estou muito feliz por podermos levar essa conquista de volta para o nosso país”, vibrou o capitão Bruno Xavier.

“É a coroação de um trabalho. É a consagração de um grupo que se preparou da melhor maneira, que se dedicou, se entregou e lutou com todas as forças para conquistar esse título que o Brasil sonhava há tanto tempo. É uma emoção sem tamanho, difícil descrever, difícil explicar, é algo que marca a vida de todos e que será lembrado para sempre”, afirmou o defensor Catarino, que marcou oito gols no campeonato.

Após a partida, a FIFA promoveu a cerimônia de entrega dos prêmios individuais. Ahmadzadeh (Irã) ficou com a ‘Bola de Ouro’ (Melhor Jogador), Mauricinhho foi o ‘Bola de Prata’ e Datinha ficou com a ‘Bola de Bronze’. Hosseini (Irã) recebeu a ‘Luva de Ouro’ (Melhor Goleiro). Gori (Itália) foi o ‘Chuteira de Ouro’ (Artilheiro / 17 gols), Rodrigo do Brasil recebeu a ‘Chuteira de Prata’ (9 gols) e Ahmadzadeh ficou com a ‘Chuteira de Bronze’ (8 gols). O Brasil também recebeu o troféu ‘Fair Play’.

Logo aos 14 segundos de jogo, Mauricinho arrancou e tocou entre as pernas do goleiro taitiano para abrir o placar: 1 a 0.  O Brasil com Datinha, cara a cara com Jo, após belo passe de Mauricinho: 2 a 0, aos 6’03″, resultado do primeiro período. Segundo tempo e Datinha retribuiu para Mauricinho que, com categoria, tocou para ampliar: 3 a 0, aos 5’40″, placar parcial. Veio o último tempo e Catarino, em bela jogada individual, chutou cruzado forte para marca mais um: 4 a 0, aos 5’46″. Daniel Zidane marcou de cabeça (7’48″) e, em seguida, fez mais um: 6 a 0, aos 9’03″. Goleada, vitória e o Brasil de volta ao lugar mais alto do pódio.

RECORDES
A campanha nas Bahamas foi de alegrias, de pentacampeonato invicto e também de recordes. A Seleção Brasileira é a primeira na história a passar da marca de 50 jogos oficiais e dos 300 gols em Copa do Mundo FiFA. Além disso, é a única seleção do mundo a disputar seis finais, tem no goleiro Mão o recordista de participações (oito ao lado de Madjer), de finais (seis), de jogos (46) e único cinco vezes campeão do mundo e, ao lado do Japão, os dois únicos países que nunca ficaram fora de uma edição do Mundial (nove participações).

TABELA DA COPA DO MUNDO BAHAMAS 2017
Fase de Classificação
28.04: BRASIL 4 x 1 Taiti
30.04: Polônia 4 x 7 BRASIL
02.05: BRASIL 9 x 3 Japão
04.05: BRASIL 4 x 3 Portugal (quartas)
06.05: BRASIL 8 x 4 Itália (semifinal)
07.05: BRASIL 6 x 0 Taiti (final)

Brasileiros se emocionaram com a conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer/ Foto: CBSB

Fonte: CBSB