Eric Takabatake (60kg) e os estreantes Phelipe Pelim (60kg) e Stefannie Koyama (48kg) representaram o Brasil nesta segunda-feira, 28.

O Brasil teve três atletas em ação na Laszço Papp Arena, em Budapeste, nesta segunda-feira, 28, primeiro dia de competição do Campeonato Mundial de Judô. Estreantes em Mundiais, os ligeiros Phelipe Pelim (60kg) e Stefannie Koyama (48kg) começaram com vitórias, mas pararam nas oitavas-de-final, assim como Eric Takabatake (60kg), que caiu para o campeão mundial e vice-campeão olímpico, Yeldos Smetov, do Cazaquistão.



Primeiro a lutar, Pelim pontuou com um waza-ari e imobilizou o russo Robert Mshvidobad para avançar à segunda rodada, onde superou o dominicano Elmert Ramirez por quatro waza-aris. Nas oitavas, o brasileiro fez duelo equilibrado contra o Mukhridhin Tilovov, do Uzbequistão, que terminou empatado nas punições no tempo normal (2 – 2). No golden score, Pelim acabou sendo punido por passividade e se despediu de seu primeiro Mundial. 

“Para mim é um sonho que estou realizando. Queria ter ido melhor, porque treinei muito para isso. Sim, estou feliz pelo meu desempenho. Mas, sei que poderia ter ido melhor”, avaliou Pelim. “Eu venci o uzbeque (Tilovov) na Geóriga neste ano. Sabia que ele ia botar um volume de luta, por isso tentei firmar mais minha mão na gola para não deixar ele tão solto. Mas infelizmente ele conseguia cortar minha gola e ia colocando volume. E eu não estava conseguindo ajustar a pegada. Muito no judô é a troca de pegada, e ele foi mais feliz hoje.”  

Arissa Koyama (48kg) também estreou bem, com vitória por um waza-ari no golden score contra a romena Monica Ungureanu. Nas oitavas, ela encarou a japonesa Funa Tonaki, sua colega de faculdade na Universidade Teikyo, no Japão. A brasileira conseguiu abrir vantagem com um waza-ari e, na sequência da queda, foi imobilizada por Tonaki. Arissa saiu da imobilização antes dos 20 segundos e a japonesa anotou um waza-ari, empatando o combate. No golden score, novo waza-ari para Tonaki e fim do mundial para a novata brasileira. 

“Perdi, mas ganhei muita experiência boa. Essa foi a quarta vez que lutei contra a Tonaki. Ela é também aluna da Universidade Teikyo, no Japão, onde eu estudo. Eu já ganhei dela uma vez e agora vou me preparar melhor para ganhar nas próximas vezes”, contou Arissa.

A brasileira foi a única adversária que conseguiu pontuar contra a japonesa. No final, Tonaki acabou se tornando campeã mundial ao derrotar por um waza-ari a mongol Urantsetseg Munkhbat, campeã mundial em 2013.

Terceiro brasileiro no tatame húngaro nesta segunda, Eric Takabatake (60kg) teve uma “pedreira” pela frente logo na primeira luta, onde encarou o atual campeão mundial e prata nos Jogos do Rio, Yeldos Smetov, do Cazaquistão. No tempo normal, Eric conseguiu ser mais agressivo, forçando duas punições ao cazaque e a luta foi para mais um golden score. Em contra golpe, Smetov conseguiu projetar Eric e anotou o waza-ari que eliminou o brasileiro do Mundial ainda nas oitavas-de-final. 

A competição continua nesta terça-feira, 29, com mais três brasileiros na disputa, os meio-leves Charles Chibana (66kg), Érika Miranda (52kg) e Sarah Menezes (52kg). 

Horários
PRELIMINARES – 5h*
FINAIS – 11h*
*Horário de Brasília

TRANSMISSÃO AO VIVO: www.live.ijf.org / www.ippon.tv

Eric Takabatake (60kg)/ Foto: Paulo Pinto/CBJ

Fonte: CBJ