O brasileiro estreou com vitória no torneio de duplas e está nas quartas e no individual avançou para as oitavas.

Hugo Calderano estreou com vitória no Aberto da República Tcheca. No torneio de duplas, o brasileiro, que atua ao lado do francês Simon Gauzy, bateu os sérvios Aleksandar Karakasevic e Zsoltse Peto e se classificou para as quartas de final, fase em que vai encarar os belgas Robin Devos e Cedric Nuytinck.  O duelo por uma vaga nas semifinais acontecerá nesta sexta-feira, 25, às 5h40 (horário de Brasília).



A vitória sobre a dupla da Sérvia, na manhã desta quinta-feira, 24, foi por 3 sets a 0, com parciais de 11/6; 12/10 e 11/5. Em caso de resultado positivo nas quartas, Calderano e Gauzy – que são companheiros no Ochsenhausen, na Alemanha – podem enfrentar os alemães Filus Ruwen e Ricardo Walther ou os japoneses Jin Ueda e Maharu Yoshimura.

O brasileiro está atuando também no torneio individual da competição, que começou de maneira vitoriosa. Hugo Calderano, atual 27 do ranking mundial, encarou o chinês Li Yijie e venceu por 4 sets a 1 (13/15; 11/4; 11/9; 11/7 e 11/7). Agora, ele briga por vaga nas quartas de final com o japonês Kenta Matsudaira (16º do mundo). A partida acontece nesta sexta-feira (25), às 15h30 (horário de Brasília).

O confronto, que vai acontecer na mesa 2, pode ser conferido na ITTF TV. Para assistir, clique aqui.

E o jogo pode ter um clima de revanche. Foi contra Matsudaira que Hugo perdeu a final do Aberto da Áustria, em novembro do ano passado. Esta foi a primeira vez que um brasileiro chegou à decisão de uma etapa Major da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) – segundo mais importante do circuito mundial.

Na disputa individual, Calderano iniciou bem a partida e, apesar de ter ficado perto de abrir vantagem no placar, acabou perdendo o primeiro set. Depois, recuperou-se e venceu o segundo sem grandes dificuldades. O brasileiro manteve o ritmo e conseguiu levar os outros três, fechando o jogo e garantindo a classificação.

Hugo ao lado do francês Simon Gauzy/Foto: Reprodução Instagram Hugo Calderano