Ela conquistou a medalha no kata e garantiu a vaga na seleção brasileira de 2018 da categoria.

A karateca Claudina Aguiar, mais conhecida como Clau, encerrou o seu ano de competições de 2017 com a medalha de ouro no Kata do Pré-Olímpico Nacional e consequentemente garantiu a vaga para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano de 2018, que ainda não tem as datas definidas.



Por ser vice-campeã brasileira de 2017 e atual número 2 no ranking nacional, a brasileira já tinha sua vaga garantida no ranking especial, que vai ser o método de convocação para o Mundial 2018.

Até conquistar a medalha de ouro no Pré-olímpico Nacional 2017, na categoria Kata (sequência de movimentos — técnicas de ataque e defesa), Clau que representou o Espírito Santo enfrentou em sua primeira luta, a atleta Viviane Pereira de Rondônia, em seguida a Amanda Martins do Distrito Federal, depois a Camila Iuthetti de Sergipe e a grande final foi contra a baiana Patrícia Carvalho.

A competição contou com fortes atletas da modalidade e não seria nada fácil chegar na decisão, principalmente por valer vaga para a Seleção Brasileira. Clau contou com exclusividade ao Portal, que terminou a competição chorando.

“Quando eu ganhei hoje, eu chorei de tanta emoção, representar e lutar pelo país é uma honra, é um dos objetivos. Meu ano de 2017 foi cheio de surpresas, comecei competindo bem, depois tive uma recaída completa, e fui mal em várias competições, e no final do ano fui me reerguendo, e graças a Deus foi tudo se encaixando.”

Pensando nas competições de 2018 e principalmente na responsabilidade de representar o Brasil, Clau Aguiar irá fortalecer seus treinamentos e dará uma atenção maior ao kata.

“Com certeza eu vou mudar todo o meu treinamento. Vou melhorar meus katas e fazer eles ficarem mais dinâmico e mais fortes também. Ano que vem pretendo competir mais que esse ano ainda, e vou me dedicar mais no kata. Espero ir muito bem nas competições oficiais e garantir a vaga do mundial”.

O Pré-olímpico Nacional 2017, foi a última competição do ano da karateca, que agora irá tirar alguns dias de descanso e voltará em ação em 2018.

Clau Aguiar realizando um kata