A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética 2017 será disputada neste domingo, 5, a partir das 6 horas, na cidade de Bragança Paulista- SP, repleta de atrativos. Desde os atletas que desfilarão pelo circuito de 1 km em busca de novos títulos e de vagas para competições internacionais, até pelas homenagens que serão prestadas aos atletas olímpicos, com a presença de Thiago Braz, medalha de ouro no salto com vara no Rio 2016.

Bragança vive um momento muito especial em relação ao Atletismo. Afinal, o município será sede do Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), da CBAt, e entra oficialmente em atividade neste mês. O Centro será o local de preparação da seleção para os grandes eventos do Atletismo na temporada. O local também abrigará ações da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, programa da CBAt em convênio com o Ministério do Esporte.

Na competição, a grande atração é o brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF). Na Olimpíada, Caio foi top 10 nas duas provas que disputou, estabelecendo recordes nacionais em ambas: 4º colocado nos 20 km com 1:19:42, a 12 de agosto, e 9º nos 50 km, com 3:47:02, no dia 19, registrando as melhores campanhas da história brasileira na marcha atlética.

Na Copa Brasil Caixa, ele buscará a sexta vitória consecutiva nos 20 km, dando início a temporada 2017. O grande objetivo do ano é o Mundial de Londres, em agosto.

Nos 20 km femininos, a pernambucana Cisiane Dutra Lopes (AASD-PE) tentará a sétima vitória da carreira na competição.

“O objetivo da Cisiane na temporada é disputar o Mundial de Londres. Nesta competição em Bragança, porém, a meta é a classificação para a Copa Pan-Americana”, comentou Vanthauze Marques, técnico e marido de Cisiane. A Copa Pan-Americana está marcada para os dias 13 e 14 de maio próximo, em Lima, no Peru.

Além de Caio e Cisiane, outros três atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 confirmaram participação: Moacir Zimmermann, Jonathan Riekmann e José Alessandro Bagio, que vão competir pela equipe catarinense da AABLU, de Blumenau, um dos centros da marcha atlética nacional.

Já nos 50 km, o potiguar Claudio Richardson Vitória Campelo dos Santos (AABB-RN) está pronto para enfrentar mais um desafio em sua longa carreira no Atletismo: buscar o 10º título da competição. A sua última vitória foi em 2014, em Navegantes (SC). 

Os campeões das provas adultas e sub-20 de domingo serão convocados oficialmente pela CBAt para representar o País na Copa Pan-Americana de Lima.

Neste sábado, 4, a direção da prova estará à disposição das equipes na área da competição, das 14 às 18 horas, para dirimir eventuais dúvidas sobre a participação dos atletas.

O circuito de 1 km será montado na Avenida Alpheu Grimello, no Jardim Nova Bragança, ao lado do Lago do Taboão.

HOMENAGENS
O campeão olímpico do salto com vara Thiago Braz da Silva prestigiará o evento. Ele confirmou presença na Cerimônia de Abertura que acontecerá às 14 horas na área de largada e chegada das provas. A CBAt entregará uma placa de prata ao prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid, que está apoiando o esporte na cidade. Caio Bonfim e o catarinense Darlan Romani, quinto lugar no arremesso do peso na Olimpíada do Rio 2016, receberão cartões de prata como homenagem.

Mais informações da competição, clique neste link.

O campeão olímpico Thiago Braz será homenageado na Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética/ foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Fonte: CBAt