Piloto do bobsled do Brasil participa da quarta edição de Jogos Olímpicos de Inverno

O baiano Edson Bindilatti, de 38 anos, será o porta-bandeira do Time Brasil na Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. O anúncio foi feito na cerimônia de boas-vindas à delegação brasileira na Vila, nesta segunda-feira, dia 5, pelo chefe de missão do Brasil, Stefano Arnhold, e pegou o atleta de surpresa. O evento contou com a presença do presidente do COB, Paulo Wanderley. A Cerimônia de Abertura será realizada às 9h (de Brasília) da próxima sexta-feira, dia 9, no Estádio Olímpico de PyeongChang.



Bidilatti participará de sua quarta edição de Jogos Olímpicos, tendo feito parte da equipe que marcou a primeira participação olímpica brasileira no bobsled, em Salt Lake City 2002, e participou também de Turim 2006 e Sochi 2014. “O atleta é mais um símbolo dos esportes de inverno no Brasil e merece a honraria de desfilar com a bandeira brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos”, disse Stefano Arnhold.

Bindilatti será o piloto das duas equipes de bobsled do país nos Jogos (2-man e 4-man) e alcança o ponto máximo de sua carreira esportiva ao empunhar a bandeira do Brasil. O atleta não escondeu a surpresa com o anúncio e comemorou junto a toda delegação brasileira.

“Me lembro de tudo o que passei lutando para que o bobsled não morresse no nosso país até chegar a esse momento, quando classificamos pela primeira vez uma equipe no 2-man. Com essa homenagem, fica ainda mais claro que tudo valeu a pena. É um sonho, sempre quis carregar a bandeira do meu país”, disse Edson Bindilatti, que não teme nem o frio em que será realizado o desfile de abertura. “Com a emoção de uma cerimônia de abertura, com milhões de pessoas me vendo, tenho certeza de que não vou sentir frio de jeito nenhum”, disse o atleta, nascido em Camamu, no sul da Bahia.

O bobsled é uma das últimas modalidades a entrar em competição em PyeongChang. As provas do 2-man serão realizadas nos dias 18 e 19 e as do 4-man nos dias 23 e 24 (no horário de Brasília). Além de Bindilatti, fazem parte da equipe brasileira: Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna. Edson Martins também forma a equipe do 2-man com o porta-bandeira da delegação brasileira.

Fonte: Time Brasil