A competição foi realizada no Centro Nacional de Esportes e Defesa em Fontainebleau, na França.

Entre 17 a 21 de outubro de 2017, o 20º Campeonato Mundial Militar de Salto de Obstáculos do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) movimentou o Centro Nacional de Esportes e Defesa em Fontainebleau, na França. A competição contou com 27 cavaleiros do Brasil, Espanha, Holanda, Bahrein, Marrocos, Holanda, Tunísia, Uruguai e, é claro, França. 



A equipe brasileira com os cavaleiros Major Marcelo Ferme dos Santos, Capitão Rodrigo Barros de Oliveira  e Capitão Estevan Grossi ao lado do chefe de missão Coronel Ruy Couto e chefe de equipe Coronel Paulo Franco garantiu a medalha de prata totalizando 155 pontos. A França comemorou ouro, 190 pontos, e o bronze ficou com o Barein, 144 pontos. Estrangeiros competiram cavalos emprestados e diferentes a cada uma das três provas. 

Na disputa individual, o Capitão Estevan Grossi conquistou a importante 4ª colocação. “Das três provas eu venci a segunda e fui terceiro na final. A Telstar de Pience, égua com a qual garanti a vitória, foi eleita a melhor do concurso”, conta Grossi, cavaleiro que conta com vasta experiência no circuito hípico militar e nacional.

“Trabalho, dedicação e disciplina”, elogiou o cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Vitor Teixeira, que teve importante papel na formação do cavaleiro. O course-designer e experiente horseman Helinho Pessoa também enviou mensagem: “feito histórico para o hipismo brasileiro.” E tampouco faltou parabéns do campeão olímpico Rodrigo Pessoa, palavras que Grossi, a exemplo das outras, publicou em sua rede social: “parabéns a todos da equipe do Exército Brasileiro, resultado fantástico.” 

O ouro e prata individuais ficaram em casa com os cavaleiros franceses olímpicos Donatien Schauly e Thibaut Vallette, medalha de ouro por equipes no Concurso Completo na Rio 2016. 

Cerimônia de premiação do Capitão Estevan Grossi e Capitão Rodrigo Barros de Oliveira, em 3º/ Foto: CBH

Fonte: CBH