Neste domingo, 12, os dois principais nomes da marcha atlética nacional, o brasiliense Caio de Oliveira de Sena Bonfim e a pernambucana Erica Rocha de Sena, estreiam internacionalmente este ano, no IAAF Walking Race Challenge 2017. O evento reunirá 168 marchadores em provas de 10 km (sub-20) e 20 km (adulto), no masculino e feminino. Os atletas competirão num circuito de 2 km, no Paseo Triunfo de la Republica, a uma altitude de 1.100 m, e os dois brasileiros estão entre as atrações da etapa internacional de marcha atlética de Ciudad Juárez, no México, a segunda da temporada.

Além deles, a mexicana Maria Guadalupe Gonzalez, a portuguesa Inês Henriques, o australiano Jared Tallent, o canadense Ben Thorne e o equatoriano Andrés Chocho, marido e técnico de Erica Sena, estão entre os nomes confirmados pela organização do evento.

Caio e Erica foram top 10 nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e participam da competição mexicana como convidados dos organizadores. Nos Jogos do ano passado, Caio foi quarto colocado nos 20 km e nono nos 50 km, enquanto Erica terminou na sétima posição nos 20 km.

Na cidade mexicana, na divisa do país com os Estados Unidos, os brasileiros terão adversários fortes. “Será a primeira competição internacional do ano e importante para avaliação dos treinos. O objetivo é o Mundial de Londres, em agosto”, disse Caio, que no último domingo,5, venceu pela sexta vez a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, em Bragança Paulista-SP.

Erica Sena, que mora e treina em Cuenca-Equador, garantiu também estar tranquila.  “Quero começar o ano sem muita pressão. Quero ir com mais calma, disputar menos etapas do Circuito Mundial e focar mais na preparação para o Mundial de Londres”, lembrou.

O IAAF Walking Race Challenge 2017 foi aberto no dia 19 de fevereiro, com a disputa da etapa de Adelaide, na Austrália. A próxima será domingo (19), na cidade de Monterrey, também no México, com a participação já confirmada de Erica Sena.

Caio Sena Bonfim (da foto) e Erica, representarão o Brasil no México / Foto: Wagner Carmo/CBAt

Fonte: CBAt