Tuany Siqueira fez sua estreia no esporte paralímpico no último final de semana.

A carioca Tuany Siqueira, 23, conquistou a medalha de prata no arremesso de peso da classe F57, na manhã do último sábado, 6, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela disputa, junto com outros 396 atletas a etapa regional Rio-Sul do Ciruito Loterias Caixa de Atletismo e Natação.

O resultado do sábado foi apenas o primeiro de Tuany no esporte paralímpico. Até 2014 ela era judoca dos Instituto Reação, do medalhista olímpico Flávio Canto, mas uma lesão durante um combate contra a cubana Idalys Ortiz, há três anos, fez a atleta perder a sensibilidade da perna direita abaixo do joelho.

Por intermédio de Flávio Canto, que é um dos embaixadores paralímpicos, Tuany foi apresentada ao esporte paralímpico. E neste final de semana decidiu estrear em competições oficiais nesta etapa Rio-Sul, no Cefan. Inscreveu-se nas provas de arremesso de peso e lançamento de disco, representando o Instituto Superar..
Treinou por duas semanas para a estreia e já na primeira apresentação, no peso, arremessou a 7,05m. Foi superada apenas por Julyana Cristina Silva, da Urece, com 8,54m. “Eu queria o ouro”, lamentou Tuany após a cerimônia de entrega de medalhas.

“Quando me lesionei em 2014, achei que minha vida tinha acabado. Mas após ser apresentada ao esporte paralímpico, vi que ainda tenho muito a dar, a vida continua”, disse a ex-judoca, hoje medalhista do atletismo.
Na natação, José Luiz Perdigão, 18, do IBC, destacou-se nos 100m nado costas da classe S11 conseguiu o índice para as estapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, a partir de junho, em São Paulo, com o tempo de 1:28.79. Perdigão compõe a seleção de jovens.

Tuany Siqueira era judoca do instituto Reação/ Foto: Reprodução facebook

Fonte: CPB