As brasileiras terminaram em 12º lugar, no trampolim 3m sincronizado.

Luana Lira e Tammy Galera conquistaram pela primeira vez uma final para o Brasil no trampolim 3m sincronizado em um Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos. Na tarde desta segunda-feira, 17/07, na piscina da Duna Arena, as brasileiras terminaram em 12º lugar (247,05). A entrada na final animou as atletas para a prova individual do trampolim de 3 metros, na próxima quinta-feira, 20/07.

“Esse resultado já deu mais segurança para a prova individual. Já vamos entrar mais tranquilas e sabendo que estamos bem”, avaliou Tammy.

A dupla uniu-se há apenas três semanas e já conquistou neste curto tempo uma medalha de bronze na etapa de Bolzano do Grand Prix da Federação Internacional de Natação — FINA e a final em Budapeste. Apesar do pouco treino, as saltadoras avaliam como boa a estreia como finalistas na competição.

“Valeu muito a experiência e foi incrível. Infelizmente a falta de treino pesou na final. Os saltos em geral foram bons, mas pecamos na sincronização. Pela manhã conseguimos manter mais o sincronismo. A gente tenta adaptar a saída uma da outra, mas ainda não conseguimos ter fluência, por exemplo, na saída. Não conseguimos pular para a ponta sem ter que olhar uma pra outra. Temos que pular para a ponta com mais calma, estender mais o braço, alongar mais… a falta de tempo para acertar esses detalhes pesou agora”, explicou a Tammy.

Tanto Tammy quanto Luana estão no segundo Mundial grande da FINA. Ambas disputaram em Kazan, mas estão começando agora como dupla sincronizada. Luana treina em Brasília e Tammy, no Rio de Janeiro.

“Agora no final foi que diferenciamos no sincronismo, mas foi muito bom ter entrado na final. A gente tenta pensar no salto, mas o que faltou foi treino mesmo. Procuro acreditar naquilo que eu tenho”, disse Luana.

Tammy vê como principal entrave para o progresso da dupla o fato de treinarem em cidades diferentes, mas que a partir de agora tentarão se juntar mais vezes no ano.

Luana Lira e Tammy Galera terminaram o Campeonato Mundial em 12º lugar geral/ Foto: CBDA/Divulgação

Fonte: CBDA