João Vitor da Silva Melo, da categoria Infantil B-médio-faixa amarela, é natural de Brejo Bonito e começou a treinar jiu-jitsu em Patos de Minas no meio deste ano. O jovem atleta completou no dia 28 de junho 11 anos, e compete desde os 10. É pouco tempo de treino, mas, o lutador já vem conseguindo grandes resultados.

Seu pai Adriano Fernandes Melo, comenta sobre o comportamento de João Vitor e o quanto o esporte ajudou a torna-lo uma criança melhor.

 “Ele começou a treinar em Outubro de 2015 em um projeto social no Cras de Brejo Bonito distrito de Cruzeiro da Fortaleza onde morava. João Vitor era uma criança irresponsável, sem foco nos estudos, muito violento tanto na rua como em casa com as irmãs, sempre brigando com um temperamento muito explosivo. No fim da primeira aula, o professor me chamou e disse que ele tinha muita facilidade. João Vitor continuou os treinos, foi ai que o mais importante aconteceu, ele começou a mudar sua personalidade, passou a se esforçar na escola porque precisava de uma boa média de notas escolares para continuar nos treinos, começou a transformar aquela violência que ele tinha em vontade de treinar, e isso fez ele se destacar dos demais meninos do projeto”.

Após 2 meses de treino, no inicio de Dezembro, Joao Vitor disputou o Festival de Jiu Jitsu Ares Team, na Cidade de Campos Altos-MG, sua primeira competição. O jovem talento lutou com meninos que tinham 1, 2 anos de treino, e surpreendeu a todos os presentes conquistando a medalha de ouro.

Com o ouro no peito, Joao Vitor teve um incentivo para seguir carreira e ao mesmo tempo ficou sem chão ao saber que o Cras de Brejo Bonito, onde estava treinando, acabava de fechar, e teria que ficar alguns meses sem treinar.

Seu pai Adriano Fernandes, acabou mudando para Patos de Minas e em Abril de 2016, mostrou alguns vídeos de João Vitor ao professor Douglas Humberto da Academia Big Fighter Nova União de Patos de Minas. Douglas interessou no estilo de luta do garoto e depois de ficar 5 meses sem treinar, João Vitor veio para Patos de Minas e retornou aos treinamentos. Hoje, ele treina em Patos de Minas e vai e volta todos os dias para sua cidade, Brejo Bonito. A intenção é que João passe a morar na cidade do milho, a partir do ano que vem.

Na mesma semana que João Vitor começou a treinar em Patos de Minas, ele viajou para Belo Horizonte-MG, para disputar a 19° Copa Leão Dourado de Liga Brasileira de Jiu-Jitsu, que é a segunda maior competição da modalidade em Minas Gerais. E mais uma vez, surpreendeu a todos, conquistado a sua segunda medalha de ouro, após alguns meses sem treinar e ainda lesionado.

E desde então, ele não parou mais de competir e espera chegar ainda mais longe. O lutador já conquistou 19 medalhas, sendo 16 de ouro e 3 de prata.

“Atualmente sou campeão brasileiro da liga brasileira de Jiu-Jitsu. Em menos de 1 ano de treino, adquiri varias medalhas, estou muito feliz com o meu desempenho. Tenho muitos objetivos, mas, o meu objetivo maior é ser campeão mundial do UFC e de Jiu-Jitsu. Tenho em mente ser reconhecido pelos meus esforços e pela minha dedicação e respeito ao esporte”, comentou João Vitor sobre os seus objetivos. O lutador também começou a treinar Muay Thai, Kickboxing e MMA. 

A próxima competição confirmada de João Vitor é o Campeonato Brasiliense de Jiu-Jitsu em Brasilia, no dia 09/10, em seguida ele terá o 6° Open Uberlândia de Jiu Jitsu, na cidade de Uberlândia nos dias 15 e 16/10. Vale destacar que João Vitor vai lutar Muay Thai em Patos de Minas no dia 10/12, no evento Big Fighters Championship na ABB. O atleta ainda deve competir mais em mais 10 campeonatos esse ano.

João Vitor com sua medalha na Liga Brasileira de Jiu-Jitsu/ Foto: Arquivo Pessoal

João Vitor com sua medalha na Liga Brasileira de Jiu-Jitsu

Fotos: Arquivo Pessoal