O goalball brasileiro chega aos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 com moral. Os times feminino e masculino, segundo os próprios treinadores, estão entrosados e conquistaram um torneio sul-americano de adultos no fim do ano passado, no Equador, pouco depois das Paralimpíadas Escolares.

O time masculino é o atual campeão do Parapan de Jovens. Em 2013, em Buenos Aires, a equipe venceu o triangular e ficou com a medalha de ouro. Para o técnico Alessandro Tosim, a chance do bicampeonato é alta. “Nossa expectativa é a medalha de ouro. Esses garotos estão entrosados e na fase de treinamentos conseguimos dar um conjunto a eles. E ainda acredito que possam evoluir dentro da competição”, analisou Tosim.

O treinador aposta na experiência do time. Embora seja uma seleção jovem, dois atletas já participam de treinos com times adultos, o que dá mais força ao grupo do Parapan. “O Emerson Ernesto e o Renan da Silva já vão às fases de treinamento da seleção adulta, e até por isso foram convocados. Como já conhecem a metodologia, deixam a equipe bem forte”, disse.

O time feminino também tem a expectativa de uma medalha de ouro. “Estou bem confiante, as meninas também estão. Apesar da idade, são bem experientes e temos a felicidade de termos tantos talentos assim”, contou Dailton Nascimento, treinador do time feminino.

O Parapan de Jovens, de acordo com Dailton, será uma boa oportunidade de lapidar alguns talentos para o ciclo paralímpico que se iniciou. “Precisávamos renovar um pouco a Seleção principal, isso é normal. E essas meninas, que observamos em regionais e nas Escolares, com certeza podem dar continuidade, chegar à principal e até competirem nos Jogos de Tóquio, em 2020”, planeja o treinador.

Na disputa feminina estarão em ação o Brasil, Colômbia e México, que irão fazer um triangular em turno e returno. As duas melhores disputam a final. Já no masculino as seleções presentes são: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru. As equipes serão divididas em dois grupos de três. As duas melhores de cada avançam às semifinais.

O Brasil estreia na competição no dia 21 de março, mas ainda sem adversários definidos. Os grupos serão definidos durante Congresso Técnico no dia 19, às 15h.

Convocação Feminina
Amanda Emilly Fernandes de Santana
Analice Ernesto Lopes 
Geovana Clara Costa de Moura
Hoseanne Costa Pereira
Leticia Maria da Silva 
Lucilene da Silva Sousa
 
Convocação Masculina
Adriano Rodrigues dos Santos 
Emerson Ernesto da Silva 
Márcio Augusto Mariano de Carvalho 
Pedro Lucas dos Santos 
Renan Bezerra da Silva 
Wallace Guilherme da Silva Lírio 

Geovana Clara Costa nas nas Paralimpíadas Escolares de 2016/ Foto: Marcio Rodrigues-MPIX-CPB

Fonte: Informações do CPB e da CBDV