O golfe fará este ano sua estreia nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que acontecem em Santiago, no Chile, de 29 de setembro, quando acontece a cerimônia de abertura, a 8 de outubro, data da cerimônia de encerramento. O evento é organizado pela Organización Deportiva Suramericana (ODESUR).

Um dos maiores eventos esportivos do continente, os Jogos reunirão mais de 1.500 atletas de 14 países da América do Sul, América Central e Caribe, que disputarão 24 modalidades de 20 esportes diferentes. Estarão em jogo medalhas de ouro, prata e bronze – da mesma forma como nos Jogos Olímpicos.

O golfe será disputado na modalidade stroke play em 54 buracos, no individual masculino e feminino e em duplas mistas, com escore agregado. A sede será o Club Las Brisas de Chicureo, de 4 a 6 de outubro.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu integrar ao Time Brasil para o evento dois golfistas – um no masculino, outra no feminino, nascidos entre 1º de janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2003.

Quem fará a indicação dos atletas é a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que levará em conta critérios técnicos para a definição dos nomes – serão considerados o nível técnico, a performance nos últimos torneios, a posição nos rankings mundial e nacional, a conduta desportiva e o nível de comprometimento nos treinamentos.

A CBG já está preparando a Lista Larga do evento – uma relação com o nome de jogadores que podem vir a ser convocados, e que serão contatados nos próximos dias pela entidade para que enviem a documentação prévia necessária. O preparo dessa relação faz parte do cronograma estabelecido pela organização do evento. Os nomes dos convocados brasileiros serão definidos até 31 de julho.

Esta será a segunda edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude. A primeira edição aconteceu em 2013 em Lima, no Peru, mas não contou com a participação do golfe.

Fonte: CBGolfe