Após enfrentar uma preparação dura, que foi interrompida algumas vezes por sérios problemas de saúde, a brasileira Jady Malavazzi, H3, que disputa o ciclismo de estrada handbike, realizou sua tão esperada participação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

 As provas da ciclista foram realizadas no Fuji Speedway, local que está sediando as disputas da modalidade de estrada nos Jogos.

A sua estreia aconteceu na noite da segunda-feira, 30 de agosto, com a prova de contrarrelógio e Jady Malavazzi terminou com a 7ª colocação e o tempo de 38:11.10, em seguida no dia 1º de setembro a brasileira voltou para a pista, para a disputa de resistência, ficando em 13º lugar, com o tempo de 1:06:43 e assim encerrando sua campanha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

“Foi um sonho, esperei e me preparei por anos para este momento. Hoje meu sentimento é de gratidão mas também de tristeza, triste por não levar a tão sonhada medalha, mesmo fazendo o melhor e grata por estar aqui e pela minha vida. Quando penso que há 1 ano atrás eu tinha dúvidas se eu iria conseguir voltar ao esporte e aqui estou, no maior evento paradesportivo do mundo. E vamos em frente que falta pouco para 2024”, disse Jady sobre sua participação.

A participação de Jady Malavazzi nos Jogos Paralímpicos de 2020, é definida como uma campanha de superação e garra da atleta, após lutar pela vida quando teve que passar por uma cirurgia em 2019 e acabou contraindo uma infecção grave (osteomielite), enfrentando mais duas cirurgias e assim lutando durante 11 meses com o tratamento e a boa recuperação e reiniciar os treinamentos para a maior competição esportiva do mundo.

Jady Malavazzi encerra sua participação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 com a certeza de que entregou o seu melhor dentro das pistas, e agora terá um novo ciclo paralímpico, novos desafios, buscando sempre representar o país da melhor forma.

Jady Malavazzi do Brasil/ Foto: JB Benavent/CBC