Esporte plástico e surpreendente, o handebol de areia promete agitar as areias da Praia de São Francisco, em Niterói (RJ), neste fim de semana. Primeiro, às 10h deste sábado, 5, entram em quadra a Seleção Feminina do Brasil e do Uruguai. Logo depois, será a vez de Brasil e Estados Unidos, pelo masculino, entrarem em cena. Já no domingo, 6, o desafio fica por conta de Brasil e Uruguai pelo naipe feminino, a partir das 9h30.

        Apesar de ser a maior potência mundial da modalidade e de estar na liderança do ranking da Federação Internacional de Handebol (IHF), o Brasil não terá partida fácil em nenhum dos naipes, especialmente, devido a melhora no nível técnico das equipes das Américas. O Uruguai, por exemplo, adversário do time feminino, é um dos melhores do Continente, de acordo com a técnica Rossana Marques.

           “Esses jogos serão importantes para nós. Temos uma potência aqui no Brasil, mas o Uruguai tem uma equipe fortíssima e costumar fazer partidas difíceis com o nosso time. Sem dúvida, ao lado do Brasil, é o mais forte das Américas e tem um estilo de jogo parecido com o nosso. Elas estão crescendo bastante. Vamos encarar como um preparativo para o Campeonato Sul-Americano do Peru, em março do ano que vem, nossa próxima competição. Principalmente por isso, já será bom enfrentar as uruguaias”, resumiu a treinadora, que convocou a mesma base da equipe campeã do Mundial de Recife (PE), em 2014. 

       Para a técnica da Seleção Feminina, estar em evidência pode inspirar ainda mais a nova geração de atletas, principalmente de olho na classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude da Argentina, em 2018. “Nós queremos mostrar o nosso trabalho e inspirar os mais novos. O Brasil tem atletas muitos bons em todas as categorias. Queremos conquistar uma vaga para disputar os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que pela primeira vez contará com o handebol de areia. Para isso, precisamos ir bem no Pan-Americano e no Mundial da categoria”, encerrou. 

Seleção Masculina de Handebol de Areia 

Especialista: Bruno Oliveira
Goleiros: Emanuel Gusmão e Pedro Wirtzbiki
Defesa: Marcelo Tuller
Pivôs: Gil Pires e Marcus Domingues
Ponta direita: Nailson Amaral e Wellington Esteves
Ponta esquerda: Matheus Victor Medeiros e  Thiago Luiz Gusmão
Técnico: Antônio Hermínio Guerra Peixe
Assistente: Antônio Djandro

Seleção Feminina de Handebol de Areia 

Especialista:
Camila Souza

Goleira: Ingrid Frazão
Defesa: Carolina Braz e Darlene Soares
Pivôs: Millena Alencar e Renata Santiago
Ponta direita: Cinthya Pires e Patricia Scheppa
Ponta esquerda: Nathalie Sena e Simone Leandro
Técnica: Rossana Marques
Assistente: Márcio Magliano
Fisioterapeuta: Scheila Marisa

Seleções durante treinamento na Praia de São Francisco, em Niterói/ Foto: Divulgação

Seleções durante treinamento na Praia de São Francisco, em Niterói/ Foto: Divulgação

Fonte: CBHb

Foto capa: Reprodução