Cabeça de chave número um, mesatenista brasileiro de 21 anos acredita em
alto nível na competição: ‘Vai ser bem disputado’.

Hugo Calderano iniciará neste sábado, 16, em Cartagena, na Colômbia, a busca por um feito inédito: ser o primeiro mesatenista a conquistar o quarto título individual seguido do continente. O brasileiro de 21 anos é o cabeça de chave número um do Campeonato Pan-Americano, evento que, a partir desta temporada, substitui o Latino-Americano, passando a reunir também atletas de Estados Unidos e Canadá.



Atual 26º colocado do ranking mundial, Hugo é tricampeão consecutivo do Latino (2014, 2015 e 2016), marca até hoje alcançada por apenas mais um mesatenista, o argentino Liu Song (2006, 2007 e 2008). O brasileiro, que estreará na segunda rodada da chave principal contra adversário a ser definido em sorteio, sabe que carrega o favoritismo por ser o primeiro cabeça de chave, mas vê um grande desafio na luta pelo inédito tetra.

“Sem dúvidas, ser campeão continental é sempre muito especial. Também sei que, mesmo com certo favoritismo, é muito dificil conseguir ganhar regularmente o título. O nível no continente está sempre subindo, principalmente pelo intercâmbio de muitos jogadores na Europa e acho que vai ser um campeonato bem disputado”, afirmou o carioca, que nunca perdeu um jogo individual nas edições passadas do Latino.

Entre os principais adversários de Hugo estão seus companheiros de seleção, Thiago Monteiro (157º), Eric Jouti (190º) e Vitor Ishiy (236º). Os dois últimos, ao lado de Hugo, fazem parte da nova geração do tênis de mesa brasileiro, que vem conquistando cada vez mais destaque com bons resultados internacionais.

“Acho legal ter a seleção formada por três jogadores da nova geração. Jogo junto com o Eric e Vitor desde que começamos a participar de campeonatos internacionais e gosto de estar na equipe com eles. Além disso, temos o Thiago, que tem bastante experiência e continua representando muito bem o Brasil”, disse Hugo.

O torneio individual do Pan-Americano avançará até as oitavas de final no sábado. Quartas, semis e decisão estão programadas para domingo, 17.

Foto: Arquivo Pessoal