O  brasileiro terminou na quarta posição na classificação geral da classe Finn.

Com um bom desempenho na regata da medalha disputada neste domingo, 28, Jorge Zarif conseguiu mais uma vez ficar no top 5 da etapa de Miami da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela). O brasileiro ficou em segundo lugar na prova decisiva e terminou na quarta posição na classificação geral da classe Finn, com 61 pontos perdidos. Em seis participações na competição americana, esta foi a quinta vez que o Jorge Zarif ficou entre os cinco melhores: foi ouro em 2016 e 2017 e bronze em 2013 e 2014.



“O objetivo era o pódio, mas não foi um mau resultado. Em relação ao ano passado, eu melhorei muito nas largadas, mas perdi pontos no popa aqui. Agora é continuar treinando e tentar ajustar a parte tática”, afirmou o brasileiro, que pela terceira vez consecutiva terminou no top 5 em etapas da Copa do Mundo de vela (ouro em Miami-2017 e 5° lugar em Hyères-2017, na França).

A semana foi relativamente atípica em termos de condições de vento na Flórida, com rajadas mais fortes do que o normal para esta época do ano. O vencedor da classe Finn foi o inglês Giles Scott, atual campeão olímpico da classe, com apenas 19 pontos perdidos. O velejador britânico dominou a última regata de ponta a ponta, mas sempre com Jorge Zarif logo atrás, na cola. A prata foi para o americano Caleb Paine (51 p.p.) e o bronze ficou com o turco Alican Kaynar (54 p.p.).

O próximo grande compromisso internacional da Equipe Brasileira de Vela será o Troféu Princesa Sofia, em Palma, na Espanha, a partir de 30 de março.

Principais resultados do Brasil na etapa de Miami da Copa do Mundo de vela:

Finn – Jorge Zarif, 4º (61 p.p.)

49er – Carlos Robles/ Marco Grael, 8º lugar (109,9 pontos perdidos)

Nacra 17 – Samuel Albrecht/ Bruna Martinelli, 13º (85 p.p.)

Nacra 17 – João Bulhões/ Gabriela Nicolino, 14º (86 p.p.)

470 feminina – Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan, 12º (92 p.p.)

470 masculina – Geison Mendes/ Gustavo Thiesen, 16º (117 p.p.)

Resultados completos:

http://sailing.org/worldcup/results/index.php

Fonte: CBVela