A tenista Luana Avelar atualmente está morando nos Estados Unidos e passará a disputar na categoria 18 anos. 

Luana Freitas Avelar, 15 anos, jovem tenista que aos pouco vem figurando seu nome entre as melhores da sua categoria. A atleta brasileira é natural de Patos de Minas e atualmente mora nos Estados Unidos onde treina pelo Club Med Academies, by Gabe Jaramillo.



Você conhece o canal do youtube do Portal Esporte Net? Clique e inscreva.

Até chegar nos Estados Unidos, Luana passou por Brasília onde treinou na AABB e foi reconhecida pela FBT (Federação Brasiliense de Tênis) como uma das 3 atletas de melhor desempenho no ano de 2018 (todas as categorias) sendo indicada a concorrer ao Prêmio Brasília Esporte, de âmbito estadual, onde o Governo do Distrito Federal busca valorizar seus maiores talentos esportivos.

Motivada pela temporada 2018 e com o reconhecimento de Brasília, a atleta começou 2019 mais preparada e alçando voos maiores nos Estados Unidos.

Luana Avelar disputou a sua primeira competição do ano no final de semana do dia 8 de fevereiro, quando disputou o USA Wellington L6 em Wellington, na Flórida, competição válida pela federação americana. Essa foi a primeira disputa da brasileira na categoria 18 anos.

Na sua estreia na categoria a atleta teve 3 vitorias. A primeira foi contra Kristan Eggers (USA), depois Kayla Ddean (USA) e Mao mushika (Japão) e na semifinal acabou se retirando do jogo por conta de uma dor no tornozelo (a atleta estava se recuperando de uma torção e acabou sentindo na fase final do torneio. 

Recuperada a atleta já se prepara para o próximo torneio que é a Copa em El Salvador 1-2019, do dia 25 de fevereiro a 2 de março, válido pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

A tenista patense comenta sobre a diferença do nível de jogo da nova categoria e sobre seu objetivo para 2019.

“Já deu pra sentir um pouco a mudança do nível dos jogos, mas estou me saindo bem. O nível de jogo está parecido, e isso é bom. Meu objetivo para esse ano é melhorar mais meu nível, fazer os primeiros pontos ITF, e acima de tudo desenvolver mais ainda fisicamente, mentalmente e pessoalmente”.

A atleta patense não jogará mais o circuito brasileiro e se dedicará aos torneios ITF´s, na categoria 18 anos de amplitude internacional. Para 2019 a expectativa da atleta e sua equipe, é que ela consiga alguns pontos nos torneios internacionais sem pretensão de ranking no momento.

Saiba mais: Seleção feminina de tênis conquista Zonal da Fed Cup