O brasileiro conquistou um ouro nos 100m, uma prata nos 200m e uma no salto em distância.

Mateus Evangelista retornou ao Estádio Olímpico de Londres nesta sexta-feira, 21, e conquistou novamente uma medalha para o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico. O atleta da classe T37 (paralisados cerebrais) voltou a ser a estrela da participação brasileira, agora com o vice-campeonato no salto em distância. O evento se encerrará neste domingo, 23.  
 
O rondoniense de 23 anos já havia garantido um ouro nos 100m e uma prata nos 200m na capital britânica. Nesta sexta, foi superado apenas pelo chinês Guangxu Shang, que também havia lhe tirado a vitória no salto em distância nos Jogos do Rio 2016. Mateus ficou com a prata com o salto de 6,10m, obtido em sua quarta tentativa. A primeira posição ficou com o asiático (6,58m – novo recorde do campeonato). Completou o pódio o ucraniano Vladyslav Zahrebelnyi, com 5,95m. 
 
“Eu demorei bastante para conseguir entrar na prova, mas fui crescendo a cada salto. O chinês começou bem logo de cara. Saio muito satisfeito desse Mundial, porque conquistei medalha nos 100m, nos 200m e aqui no salto em distância. Esperava dois pódios e conquistei três, então não tenho do que reclamar”, disse Mateus que, por falta de oxigênio na hora do nascimento, teve uma paralisia cerebral que prejudicou os movimentos do seu lado direito do corpo. 

Mateus Evangelista,em ação no salto em distância T37/ Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Fonte: CPB