Projeto integra programa ‘Maré Que Transforma’, que alia educação e esporte para jovens da comunidade.

A NBA (National Basketball Association) inaugurou na quarta-feira, dia 6, um núcleo jr. nba no Complexo da Maré (zona Norte do Rio de Janeiro), integrando o projeto ‘Maré Que Transforma’, liderado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Subsecretaria de Esportes e Lazer do Município do Rio de Janeiro. A iniciativa, que alia educação e esporte para jovens da região, tem parceria com a Vila Olímpica da comunidade e conta ainda com os apoios da Fundação Futebol Clube Barcelona, Colgate, Visa e o Fundo Japonês para o desenvolvimento. O polo, que faz parte da plataforma global da liga, visa promover o desenvolvimento sócio-esportivo da região (mais de 130 mil moradores).



O núcleo jr. nba da Maré já conta com 200 jovens e crianças inscritos (de 10 a 19 anos), com aulas gratuitas e tem por objetivo também agregar menores que estão fora da escola como forma de reintegrá-los ao sistema por meio do esporte. Para o projeto, a NBA recuperou duas quadras com pintura e marcações novas, instalação de dois pares de tabelas, e entrega de material esportivo (bolas, colete, uniformes e equipamentos) para alunos e instrutores. Além disso, outras duas tabelas portáteis estarão disponíveis para ações em escolas da comunidade.

A plataforma jr. nba está em mais de 30 países pelo mundo, como Espanha, Itália, Vietnã, Filipinas, África do Sul e México, entre outros. Em 2016, o programa atingiu mais de 6,5 milhões de jovens atletas ao redor do mundo.

“Estamos muito felizes em levar a NBA para a Maré, uma comunidade que nos recebeu de braços abertos e mostrou o quanto é apaixonada pelo basquete. Tivemos um número muito expressivo de inscrições e isso é o começo de uma história bonita que vamos escrever junto com a comunidade. O jr. nba é uma plataforma global, uma ferramenta para mudar vidas, e quero agradecer a todos os parceiros que estão junto com a NBA nessa iniciativa, com o objetivo de oferecer valores que só o esporte pode transmitir”, afirmou Arnon de Mello Neto, Vice-Presidente da NBA para a América Latina.

O esporte é uma ferramenta fundamental de socialização, de educação e de bem-estar. O jr. nba é uma plataforma que combina diversos valores agregados ao basquete, como disciplina e trabalho em equipe, ajudando a formar cidadãos. Estamos muito felizes em ver o projeto nascer na Maré e, especialmente, no interesse desses jovens, que é carente de oportunidadesafirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete NBA LatAm.

O núcleo jr. nba é resultado da parceria entre NBA e BID, e tem como propósito promover a inclusão social através de atividades esportivas nas vilas olímpicas do Rio de Janeiro. No complexo da Maré, o programa ‘Maré Que Transforma’ desenvolve o esporte como ferramenta de construção de valores de cidadania para o dia a dia da comunidade, minimizando conflitos, aumentando o envolvimento de pais e cuidadores com seus filhos e/ou enteados e, claro, potencializando a prática esportiva para promoção da saúde, amizade e transformação social.

Sobre o programa jr. nba

O jr. nba é o programa que oferece basquete ao público jovem e ensina, além de habilidades fundamentais do esporte, conceitos do jogo desde o nível mais básico e valores morais, no esforço de auxiliar no crescimento e desenvolvimento da experiência para atletas, técnicos e suas famílias. Por meio de uma rede de organizações afiliadas e parcerias com equipes da NBA, WNBA e G-League (Liga de Desenvolvimento), ações promovidas em eventos e experiências interativas, o jr. nba alcançou mais de 6,5 milhões de meninos e meninas de 6 a 17 anos em 32 países pelo mundo.

Em novembro de 2015, a NBA firmou uma parceria com o projeto GIBI (Grupo de Iniciação ao Basquete Infantil) para a implantação da metodologia do basquete da NBA em escolas públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo, beneficiando atualmente cerca de 15 mil jovens.

Jovens de 10 a 19 anos praticam basquete em aulas no contraturno escolar/ Foto: Gustavo Schlittler

Fonte: Comunicação – NBA / Brasil