Miguel Camargos, Adryelle Soares e Arthur Henrique conquistaram a medalha de ouro no campeonato mineiro da modalidade, realizado em Uberlândia.

No último final de semana aconteceu em Uberlândia- MG, o campeonato mineiro de Karate, que reuniu atletas de todo o estado e definiu os melhores mineiros de cada categoria. Patos de Minas é uma das cidades destaques na modalidade e esteve presente mais uma vez no campeonato estadual.

Você conhece o canal do youtube do Portal Esporte Net? Clique e inscreva.



Os principais nomes da cidade na disputa convencional foram os patenses Miguel Camargos (16/17- 69kg) e Adryelle Soares (14/15 anos +54kg) e na disputa paralímpica Arthur Henrique (Kata). Os atletas conquistaram o ouro, garantiram a vaga na seleção mineira e estão classificados para disputar o brasileiro zonal, em Brasília, que servirá como seletiva para formacao da selecao brasileira das

Miguel começou a sua primeira competição do ano vencendo Marcos Fonseca e em seguida Felipe. Com essa conquista o karateca soma 5 medalhas em campeonatos mineiros, sendo 2x ouro, 2x prata e 1 bronze.

Ainda jovem Miguel vem seguindo os passos do pai Emerson Nascimento e do irmão Rafael, que são exemplos da modalidade.

Começar o ano de competições com essa conquista me proporcionou uma grande confiança e me mostrou que os treinamentos deram resultados. Pude contar com meu pai (Emerson Nascimento) e meu irmão (Rafael) do meu lado nessa competição e sempre antes das competições eles conversam comigo para me tranquilizar e me orientar, os dois na torcida com certeza me dá uma segurança a mais durante as lutas

Já Adryelle Soares em sua primeira disputa do ano, teve como adversária a atleta Paula Barbosa. Por não ter tido mais karatecas na categoria, elas competiram sobre si e Adryelle saiu com a vitória.

A patense já havia enfrentado Paula Barbosa em outras três disputas e está foi a primeira vez que conseguiu a vitória.

Com essa conquista Adryelle, soma o total de 6 medalhas em campeonatos mineiro, sendo duas delas de ouro.

Adryele (faixa azul) ao lado da adversária Paula/ Foto: Arquivo Pessoal

O jovem Arthur Henrique de nove anos. Essa foi a primeira competição do patense, que foi diagnosticado com autismo e disputa Kata na categoria PCD (Pessoas com deficiência).

As categorias paralímpicas são divididas pelo nível de deficiência do atleta (visual, mental e cadeirantes) e a de Arthur ainda é nova em Minas Gerais e por isso, não teve nenhum atleta além do patense na competição, o que não desmerece a conquista do pequeno Arthur, que passou por desafios durante o treinamento e passou pela ansiedade para exercer os movimentos do kata, para os árbitros, que o avaliaram como bons e deu a medalha de ouro para o jovem atleta que é orgulho para mãe.

“É a superação da superação pessoal, não é uma superação técnica do próprio esporte é uma superação pessoal. Ele se supera todos os dias e eles nos ensina todos os dias. Então ele colocou uma coisa na cabeça dele e ele foca e vai. E eu sei que quem foca consegue. E ele tem superado a própria síndrome do autismo. É um orgulho para mim”, disse a mãe Vânia.

Saiba mais: Rafael Nascimento garante vaga na seleção brasileira após frustração com o brasileiro 

Arthur atleta na categoria PCD/ Foto: Arquivo Pessoal