A paulista Paula Gonçalves assumiu na última segunda-feira,10, pela primeira vez a condição de tenista número 1 do Brasil no ranking mundial de simples da WTA.

Na melhor temporada da carreira, voltou a subir no ranking desta semana para a 166ª posição, se aproximando de sua melhor marca, que foi a 158ª colocação em agosto deste ano.

A nova número 1 do Brasil superou no ranking a pernambucana Teliana Pereira, que no ano passado chegou à 43ª posição, mas não conseguiu repetir o bom desempenho neste ano, caindo nesta segunda-feira para o número 185.

Antes de Teliana Pereira, a última tenista a ocupar o posto de número 1 do Brasil havia sido a paulista Roxane Vaisemberg, em abril de 2012. Paula Gonçalves tentará agora manter a liderança entre as brasileiras até o final da temporada.

Desde a criação do ranking da WTA, 16 tenistas encerraram temporadas como número 1 do Brasil, sendo que a baiana Patrícia Medrado e a paulista Andrea Vieira foram as que mais anos encerraram na liderança, com seis cada uma. Teliana Pereira e Maria Fernanda Alves vêm logo em seguida com cinco temporadas na liderança. 

Também já estiveram no posto de número 1 do país as tenistas Maria Esther Bueno, Claudia Monteiro, Niege Dias, Claudia Chabalgoity, Luciana Corsato, Miriam D’Agostini, Vanessa Menga, Joana Cortez, Jenifer Widjaja, Vivian Segnini, Ana Clara Duarte e Roxane Vaisemberg.

Paula Gonçalves tentará agora manter a liderança entre as brasileiras até o final da temporada/ Foto: Reprodução

Paula Gonçalves tentará agora manter a liderança entre as brasileiras até o final da temporada/ Foto: Reprodução

Fonte: CBT